sábado, 30 de abril de 2016

CAPITÃO AMÉRICA: GUERRA CIVIL


Há quase exatamente, eu estava por aqui escrevendo o quanto foda eu tinha achado "Batman Vs Superman". Ciente que um mês depois eu verei outra treta entre heróis, só que seria os da Marvel Desde ali, já comecei a destacar todos os pontos de destaque do primeiro pra poder comparar com este. Ao final da exibição de "Capitão América: Guerra Civil", eu devo assumir que de fato é um dos melhores filmes da Marvel (eu acho que dificilmente algum superará "Soldado Invernal"), mas não é tão bom quanto "Batman Vs Superman", como muitos vínculos críticos andam escrevendo por ai. Os tópicos que eu posso destacar que diferenciam ambas as produções em quesitos de qualidade, são bem breves, mas já deixarei claro brevemente (relaxem, pois não haverá spoilers nestes argumentos): 
1º: O vilão vivido por Daniel Bruhl, não chega aos pés do Lex Luthor de Jesse Eisenberg. O personagem dele é um dos maiores fiascos que a Marvel me propos desde o Mandarim, em "Homem de Ferro 3".
2º: A questão politica abordada é basicamente a mesma (os super-heróis são vilões ou mocinhos para a sociedade), mas é melhor retratada no primeiro, pois em "Guerra Civil" isto é deixado de lado pra mostrar mais os heróis que estão no filme (que são muitos).
3º: A conclusão de tudo é extremamente pífia, pro divertido arco que os irmãos Russo criaram pra película. 


Voltando a resenha de "Guerra Civil", a história é bem simples de se captar: Depois de uma missão fracassada dos Vingadores, em Wakanda, que resultou em  mortes de inocentes, os governos mundiais optaram por criar uma lei de registro. Nessa lei de registro, todos os heróis deverão cadastrar sua verdadeira identidade e agir somente quando o governo permitir. Para surpresa de todos, Stark (Downey Jr.) é o primeiro a aceitar a ordem, juntamente com seu "neto" visão (Paul Bettany), seu melhor amigo, Rhodes (Don Cheadle), Natasha Romanoff (Scarlet Johanson) e o Pantera Negra (Chadwick Boseman) que também é o rei de Wakanda. Enquanto Steve Rogers bate o pé e não concorda com a iniciativa, ao mesmo tempo em que procura provar a inocência de seu amigo de longa data, o terrorista Bucky (Sebastian Stan). Como Stark, Rogers conseguiu alguns puxa sacos pro seu lado, como o Falcão (Anthony Mackie), Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), Feiticeira Escarlate (Elisabeth Olsen), Homem-Formiga (Paul Rudd) e a Agente Sharon Carter (Emily VanCamp), que exerce a função de X9, pois ela não pode fazer muita coisa nessa treta. Só que no decorrer da narrativa, Stark pensa rápido e trata de entrar em contato com o Homem-Aranha (Tom Holland), pra coloca-lo em seu time. 


Basicamente o filme é isso, heróis tretando entre si. Mas mesmo assim não deixou de ser um bom filme, onde os diretores Anthony e Joe Russo, souberam dosar homeopaticamente todos os personagens novos no universo Marvel (Pantera Negra e Homem-Aranha e o Homem Formiga) e todos os outros que já conhecíamos. Eles já conseguiram fazer o milagre de tirar uma atuação realmente ótima do Robert Downey Jr. (que sempre foi a mesma coisa em todos os filmes da Marvel, mas infelizmente o uniforme dele desta vez ta muito na cara que foi usado um CGI de quinta categoria), e inclusive arrasaram na apresentação do Homem-Aranha no universo Marvel, pois sua primeira sequencia não só homenageia o casal queridinho dos anos 90 (Robert Downey Jr. e Marisa Tomei (que agora vive a nova Tia May)), como é narrada no estilo de uma produção de John Hudges (que é um estilo basicamente morto no cinemas) e já conseguimos ter uma noção de como será os filmes solos de Peter Parker. Fora que quem chega a roubar a cena com este é o Homem-Formiga (a primeira cena dele sendo "chamado" para "Os Vingadores" é hilária), que deveria ter aparecido um pouco mais. Já a atuação do novato Boseman, conseguiu ser outro ponto forte da película, e foi um dos pontos fortes. Agora vemos que pro papel de Capitão, não havia ator melhor que Chris Evans, pois o cara consegue convencer mesmo no papel e seu carisma conseguiu transpor a imagem de liderança que seu personagem sempre transpôs nas Hqs.

Em relação a Hq original (que foi escrita por ninguém menos que Mark Millar, o mesmo de "Kick-Ass" e "Kingsman"), algumas questões foram retiradas e alguns arcos permaneceram, mas foram realizados por caracteres diferentes. Em questão ao uso do 3D, ele foi notado em breves momentos e o recurso pode ser definido mais como um caça-niqueis novamente. "Capitão América: Guerra Civil", sem dúvidas é MUITO melhor que "Vingadores: Era de Ultron" e diverte mais que até mesmo o primeiro deste. 

Nota: 8,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário