sábado, 14 de novembro de 2015

PONTE DOS ESPIÕES


Steven Spielberg já provou que é um dos principais nomes do cinema, assim como Tom Hanks. Ambos já fizeram os sucessos e clássicos 'O Resgate do Soldado Ryan", "Prenda-me Se For Capaz" e "O Terminal". Depois de 11 anos deste último ser lançado, a dupla retorna a parceria em "Ponte de Espiões". 

A trama baseada em fatos reais, se passa na Segunda Guerra, onde Hanks vive o respeitado advogado James Donovan. Conhecido por dificilmente perder uma causa, ele é convocado pelo governo dos Eua, a proteger Rudolf Abel (Mark Rylance) um suposto espião Russo, que foi capturado pela CIA. Só que todas as provas apontam para tais acusações, de que Abel é culpado e possivelmente será sentenciado a cadeira elétrica. Enquanto Donovan procura todas as formas justas para proteger seu cliente, (e se tornando o homem mais odiado dos Eua, por conta disto) o experiente piloto da força aérea americana Francis Powers (Austin Stowell), acaba tendo seu caça abatido, enquanto espionava o território Russo. Cientes da situação, Russia e os Eua iniciam uma discussão de troca entre os dois cidadães (uma acordo entre cavalheiros na verdade), pelo o qual este acaba sendo representado por Donovan.


Spielberg já comprovou que consegue ser um dos melhores diretores, pois em histórias como está ele consegue exercer um enorme arco dramático de uma forma, na qual a película chega a transformar qualquer história com ótimas emoções. Momentos no qual contam sempre com a trilha sonora de Thomas Newman, que apresenta um estilo que é a marca registrada daquele. A sequencia na qual vemos o muro de Berlim sendo erguido, e as pessoas que tentam atravessa-lo, acabam sendo fuziladas, é um dos pontos altos da produção, pois além de pegar o espectador de surpresa, chega a emocionar em certo ponto. Quanto a atuação de Hanks aqui, não pode reclamar. Seu personagem em momento algum perde o equilíbrio no meio de tanta desventura ocorrendo com o protagonista. O entrosamento dele com Rylance, nas sequencias onde ambos estão conversando na prisão, chega a ser outro ponto alto na película

O roteiro de autoria da dupla Oscarizada Ethan e Joel Cohen ("Onde Os Fracos Não Tem Vez"), nos apresenta esta história com uma perspectiva patriótica,  na qual novamente somos vitimas do clichê de que os Eua são os mocinhos, quando na verdade não existiram verdadeiros "mocinhos" nesta época. Fora esse tópico, "Ponte dos Espiões" é mais um ótimo exemplar de Steven Spielberg, que poderá levar para este mais umas indicações ao Oscar, assim como para Tom Hanks. Para os fãs da dupla, está produção é indispensável (apesar de ser a mais fraca de todas).

Nota:8,5/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário