domingo, 22 de novembro de 2015

JOGOS VORAZES: A ESPERANÇA - O FINAL


Já não é novidade que "Jogos Vorazes" virou uma das principais franquias literárias/cinematográficas dos últimos anos. Iniciada em 2012, a série só veio surpreendendo com sua inesperada alta bilheteria no primeiro filme. Sendo que no ano seguinte, a protagonista do mesmo, Jennifer Lawrence, ganhou um Oscar de melhor atriz por "O Lado Bom da Vida". Obviamente que isso ajudaria a série a decolar, então para as sequencias chamaram os consagrados Julianne Moore e Philip Seymour Hoffman (que faleceu durante as filmagens deste). 


A trama começa exatamente de onde parou a primeira parte, quando Katness (Lawrence) tenta refazer a mente de Pitta (
Josh Hutcherson), que fora completamente vitima de torturas e lavagem cerebral pela Capital. Logo, esta juntamente com Coin (Moore) e seus aliados de outros distritos, tentam a todo custo invadir a Capital para poder capturar e matar o Presidente Snow (Donald Sutherland). Não irei entrar em mais detalhes a respeito da história, pois é exatamente essa principal premissa da trama.


Diferente da primeira parte, a segunda procura ser mais fiel em relação a obra de Suzanne Collins. Vemos que Moore, conseguiu roubar a cena em diversos momentos da película, sendo que alguns deles são originalmente do personagem de Hoffman (que justamente neste final, era de extrema importância para a narrativa), que também foram compartilhados com Woody Harrelson ("Zumbilandia"). Graças ao falecimento de Hoffman, seu personagem acabou se tornando um mero figurante, pois suas breves cenas só mostram ele parado, sentado e raramente falando alguma coisa (uma pena, pois este é seu último filme). Já Snow vivido por Sutherland, consegue ter momentos melhores aqui e se consagra o meu tipo de vilão favorito, onde o mesmo ferra todo mundo o tempo todo, e quando é abatido pelos mocinhos, não perde o humor e ferra tudo mais ainda. Outros dois que ainda chamam um pouco de atenção e roubam a cena também algumas vezes foram Jena Malone (Johanna) e Sam Caflim (Finnick).


Quanto a Jennifer Lawrence, dispensa-se comentários. A atriz mais uma vez arrasa e demonstra que nasceu para interpretar a "Garota do Tordo". A direção de Francis Lawrence (que não tem parentesco com a atriz), procura focar mais nos momentos de drama e angustias de Katniss, ao invés do clichê e chato triangulo amoroso entre ela, Pitta e Gale (Liam Hemsworth, de "Os Mercenários 2"). Outro acerto do diretor é quando ele nos brinda com as sequencias de ação, sendo que uma remete e muito a um filme da série "Resident Evil". Já o 3D evite, pois é mais um mero caça niqueis.

"Jogos Vorazes: A Esperança - O Final", é um ótimo desfecho para a saga e o segundo melhor filme da mesma, já que "Em Chamas" conseguiu ser o melhor de todos. O único fator ruim neste desfecho, é que como em "Harry Potter", ela termina com gosto "quero mais". Porque em relação a "Crepúsculo"... podemos dizer que foi um milagre essa bosta ter evaporado dos cinemas nesta época do ano!

Nota:8,5/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário