quarta-feira, 28 de outubro de 2015

UM AMOR A CADA ESQUINA


A primeira vista, o titulo sugere que é mais uma comédia romântica clichê hollywoodiana, com a Jennifer Aniston e o Owen Wilson (que grande parte do público conhece). Então como você gostou do "Marley e Eu", decide embarcar na sessão para assistir. Então a película começa e vemos a personagem de Imogen Potts, uma jovem chamada Isabella que trabalha como prostituta escondida da família, em uma conversa com sua terapeuta. Então o estilo da trama sugere que estamos vendo mais uma ótima comédia de Woody Allen. Só que mais uma vez estamos errados, pois o filme não é uma comédia romântica, muito menos um filme de Allen. "Um Amor a Cada Esquina", é na verdade apenas uma trama cômica que homenageia este estilo nas produções dos anos 20/30, pelos quais contavam com basicamente o mesmo grupo de pessoas em um enredo chapado de tiradas inteligentes e engraçadas. Com direção do ótimo diretor Peter Bogdanovich, (que sumiu dos cinemas por 14 anos, devido a diversos problemas pessoais) pra quem não sabe, o diretor foi um dos principais nomes da comédia dramatúrgica na década de 70, e dirigiu clássicos como "A Última Sessão de Cinema" e "Lua de Papel".


Só que aqui ele resolveu pegar uma trama bem agridoce em seu retorno triunfal a nova geração. Aqui as referencias ao cinema de Woody Allen são diversas, principalmente no personagem de Owen Wilson (pelo qual se assemelha e muito com seu papel em "Meia-Noite em Paris"), que vive o diretor teatral Arnold, que após contratar os serviços de Isabella por uma noite, lhe oferece 30 mil dolares para largar a vida e viver o sonho dela de atriz. Só que ambos não imaginavam é que a mesma iria fazer o seu primeiro teste justamente na peça comandada por aquele, o que logo causará desconfortos entre a esposa deste (Kathryn Hahn, de "Quase Irmãos"), e desconfiança do galã da peça Seth (Rhys Ifans, de "O Espetacular Homem-Aranha"). Só que Isabella ainda terá de enfrentar as perseguições de um velho cliente (Austin Pendleton) e das loucuras de sua psicologa substituta (Aniston).


De todo esse elenco, devo dizer que quem brilha e rouba a cena é Jennifer Aniston. A atriz pega carona no estilo de "personagem louca" de "Quero Matar Meu Chefe", e vive uma psicologa que exerce a profissão de forma extremamente esculachada. Os momentos aos quais a personagem aparece, sem duvida são os melhores de todo o filme (em destaque para a sequencia do restaurante). Já Potts, podemos dizer que a atriz é muito nova no cinema e aqui faz um papel que não exigia muito dela, mas ela conseguiu fazer um ótimo entrosamento com Will Forte e Owen Wilson.

"Um Amor a Cada Esquina", é uma das surpresas do ano e é uma comédia que não pode ser definida como "estilo sessão da tarde", devido ao seu forte linguajar e humor. Mas sim como uma comédia inteligente, divertida e em alguns momentos inesperada (pois o Bogdanovich chega a nos induzir ao clichê em diversos momentos, mas não se torna um no final das contas). RECOMENDO!

Nota: 8,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário