quarta-feira, 28 de outubro de 2015

A TRAVESSIA


Robert Zemeckis já provou há mais de 30 anos que é um dos principais nomes do cinema. Foi ele que comandou 'De Volta Para o Futuro" e foi consagrado pelo Oscar com "Forrest Grump - O Contador de Histórias". Depois de ficar quase uma década só comandando animações em 3D (as quais foram as primeiras na retomada do 3D, antes de "Avatar"). ele lançou em 2012 o ótimo "O Voo". Mas nas últimas semanas, ele retorna as telonas em mais uma produção em 3D, chamada de "A Travessia". A trama é baseada em fatos reais e gira em torno do equilibrista francês Philippe Petit (vivido por um ótimo Joseph Gordon-Levitt), que juntou a namorada e mais um bando de amigos para realizar seu louco sonho: se equilibrar em uma corda entre as duas torres do World Trade Center, logo em sua inauguração, na década de 70.

A trama é toda narrada por Petit ao alto da estátua da liberdade, e no decorrer da mesma vamos cada vez mais embarcando em sua vida e torcendo para ele alcançar seu sonho louco. Logo de cara, Zemeckis procura homenagear o cinema da década de 20/30, justamente na sequencia de abertura, onde ele aborda que ele trabalhava como mimico e equilibrista de rua, de forma ilegal. Então logo depois de um incidente no mesmo, ele vai até ao dentista e se depara com uma propaganda da construção das Torres Gêmeas, em uma revista. Fazendo este, desde aquele momento, começar a estudar diversas formas de executar seu plano louco. A partir deste ponto, começamos a sermos apresentados a todos os seus companheiros, a começar pelo seu tutor, Papa Rudy (Ben Kingsley), que lhe ensinou os segredos da arte do equilibrismo, na época em que ambos trabalhavam em um circo comandado por este. Seguido pela namorada Annie (Charlotte Le Bon), onde a sequencia chega a ser extremamente divertida. E por ai vai.


Zemeckis aproveitou nestes arcos para usar e abusar do uso do 3D (o melhor que já vi em anos), pois ele não só usa e abusar dos recursos de profundidade, como também atira diversos objetos em nossa direção. A sequencia onde Petit se equilibra com a corda no World Trade Center, é de fato uma das sequencias mais impressionantes que já foram realizadas com a tecnologia (o realismo é tão grande que pode causar desconforto em pessoas com medo de altura e outros afins). Além deste ótimo quesito, o diretor fez algo extremamente interessante: como os personagens são franceses, eles falam nesta língua quase grande parte da película. E quando falam inglês, sempre rola a justificativa de que "eles tem de se adaptar ao pais", fazendo assim a produção ficar o mais real possível. 


Mas isso deu tudo certo graças ao ótimo desempenho de Joseph Gordon-Levitt, que com toda certeza ganhará uma indicação ao Globo de Ouro ator Comédia/Musical, mas acho que talvez conseguirá uma indicação ao Oscar (mas muito difícil). O ator literalmente viveu Petit na pele, seja em suas expressões, medos, angustias e outras coisas. Sua química com Le Bon também é outro ponto alto da produção, assim como com o sempre ótimo Ben Kingsley.

"A Travessia" é sem dúvidas um dos melhores filmes do ano, e com toda certeza será um dos indicados aos Oscars técnicos. RECOMENDO!

Nota: 10,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário