segunda-feira, 2 de março de 2015

WHIPLASH - EM BUSCA DA PERFEIÇÃO


Todo mundo uma vez na vida (ou até vezes mais de uma), já teve aquele professor que é completamente "ignorante" em sua didática, além de ser sempre lembrado como "aquele filha da puta" (como diz um professor meu). "Whiplash - Em Busca da Perfeição", retrata exatamente a relação do aluno com esse tipo de professor, só que aqui é dentro de uma das maiores escolas de músicas do mundo, onde o renomeado maestro Fletcher (J.K. Simmons, o eterno chefe do "Homem-Aranha" de Sam Raimi) possui técnicas nem um pouco ortodoxas no treinamento de seus alunos. Ele os ofende, agride, intimida, grita, enquanto eles não acertam os tons musicais corretos. Só que ele acaba entrando em conflitos com o jovem Andrew (Miles Teller, de "Divergente"), que entrou na orquestra para alcançar seu sonho de ser baterista. Só que a medida que ele vai começando a praticar e notando que ele não vai alcançando a perfeição, ele começa a literalmente a pirar e focar tanto nos treinos que nem os sangues que saem de sua mão são suficientes para ele parar.


Como muitas pessoas que já haviam assistido a produção antes do Oscar, devo concordar que a atuação de J.K. Simmons está mesmo "assustadora". Ele consegue ser o tipico vilão/amigável, que quando menos esperamos ele começa a surtar e começa a dar suas tipicas "mancadas" com o protagonista. Sem duvidas, ele mereceu seu primeiro Oscar! Teller também está ótimo e devo dizer que esse é seu primeiro grande papel, pois anteriormente ele só havia atuado em comédias para adolescentes, como "Projeto X" e "Namoro ou Liberdade". Ele conseguiu realizar outra enorme "desconstrução" em seu personagem, já que no inicio ele é um adolescente normal e conforme a trama whiplashvai avançando, seu psicológico vai se alterando radicalmente que nós acabamos nos sentido em sua pele. 


"Whiplash - Em Busca da Perfeição" é um ótimo "Thriller Psicológico ", apesar de não chegar nem um pouco aos pés do cult "Cisne Negro", onde o principal foco era mais detalhado e tenso. Algo que na minha opinião o diretor Damien Chazelle (do mediano "Toque de Mestre"), poderia ter explorado melhor. Mas eu ja devo dizer que ele conseguiu mostrar seu melhor trabalho na carreira, na adaptação de um curta metragem com o mesmo nome (também estrelado por J.K. Simmons). Mesmo assim, não deixe de conferir este!

NOTA: 8,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Indicações ao Oscar: Filme, Ator Coadjuvante J.K. Simmons, Mixagem de som, Roteiro Adaptado e Montagem.
Venceu: Ator Coadjuvante - J.K. Simmons, Mixagem de Som e Montagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário