terça-feira, 3 de março de 2015

DE VOLTA PARA O FUTURO


Quase todo mundo que é fã de cinema e cresceu nas décadas de 80 e 90 deve ter ouvido falar pelo menos uma vez, do clássico "De Volta Para O Futuro". Com a ótima oportunidade que a rede Cinemark vem promovendo no Brasil e no restante do mundo, onde clássicos do cinema são reexibidos em uma ótima qualidade nas telonas, não pude deixar de conferir essa divertida produção de Steven Spielberg e Robert Zemeckis (que estava praticamente estreando nos cinemas como roteirista, produtor e diretor). A trama todo mundo já conhece, mas vou recapitular pra quem não se lembra ou não viu ainda (o que acho um pouco difícil, pois repetiam exaustivamente nas sessões da tarde): O jovem Marty McFly (Michael J. Fox) era o único descolado de sua família, composta pelos seus pais (Lea Thompson e Crispin Glover) e três irmãos, onde todos tinham a tendencia de serem "menosprezados" pela sociedade. Diariamente, ele sempre anda com o seu amigo o professor e cientista Emmett Brown (Christopher Llyod) que cria diversos experimentos malucos. Só que o maior deles (pelo o qual ele passou 30 anos o desenvolvendo) é o carro Delorean que ele transformou em uma maquina do tempo. Só que por causa de um acidente, McFly acaba sendo transportado para justamente o dia em que seu pais se conheceram, e acidentalmente ele acaba "mudando" um pouco os acontecimentos, fazendo ele encontrar o professor naquela época para juntos concertarem as coisas e ele conseguir voltar para o seu espaço de tempo verdadeiro.


Diversos momentos do filme acabaram se tornando partes da história do cinema e são referenciados até hoje. A sequencia de McFly andando de Skate fugindo de Biff (Thomas F.Wilson), por exemplo, claramente serviu como inspiração para abertura do desenho "Os Simpsons". Assim como o visual do doutor Emmett Brown, que serviu de completa inspiração para o Coringa de Jim Carrey em "Batman Eternamente". Não vou ficar mencionando mais as referencias, pois são várias. Mas não vou deixar de mencionar que em 2010, foi lançada a divertida comédia "A Ressaca", onde eles praticamente fizeram uma sátira com "De Volta Para O Futuro", que acabou dando certo! Sobre as atuações não posso reclamar de nenhuma, pois todas estão no timming correto, e pra quem não sabe Michael J. Fox tinha na época do filme apenas 36 anos, e vivia um adolescente de 16 (isso mesmo, sua aparência de adolescente garantiu o papel pra ele e se tornou um ícone na história do cinema).


Outro fator que fez "De Volta Para o Futuro" ser uma das melhores séries do cinema, é o fator da originalidade em suas sequencias. Zemeckis conseguiu criar duas novas histórias que por criatividade e inovações, não acabaram caindo na mesmice. Mas claro, não poderia deixar de comentar que a trilha sonora até hoje é reconhecida pelos fãs em todos os locais em que são tocadas as canções "The Power Of Love" da banda Huey Lewis and The News, e Johnny B. Goode, de Chuck Berry (onde McFly praticamente imita o guitarrista original na sequencia do baile de formatura de seus pais). Sem duvidas "De Volta Para O Futuro", é um dos maiores clássicos do cinema, que assim como "O Poderoso Chefão" sempre deverá permanecer intacto (sem nenhuma continuação além da trilogia ou até mesmo as "temidas" refilmagens), para não estragar a imagem dessa maravilhosa produção para a nova geração. Quem ainda não assistiu, tenta dar um jeito e embarque nessa aventura! (como diria o locutor da "Sessão da Tarde"). RECOMENDO!


NOTA: 10,0/10,0
Imagens Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário