sábado, 5 de outubro de 2013

CRÍTICA - APOSTA MÁXIMA


Certa vez uma amiga minha me disse "Ben Affleck só faz filme estranho". De fato ela tem razão, pois no inicio da sua carreira as produções que ele estrelou não eram lá essas coisas. Mas os anos foram avançando e ele ganhou seu primeiro Oscar, com o melhor amigo Matt Damon, pelo roteiro de "Gênio Indomável". Logo após ele estrelou diversas produções "estranhas", que a crítica e o público o massacraram de todas as formas (em especial a adaptação de "Demolidor"). Mas eu confesso que sempre admirei o seu trabalho, e ano passado ele disse literalmente a todos "Vão Se Ferrargo!", pois seu penúltimo filme "Argo" conseguiu vencer praticamente 90% das premiações como melhor filme, incluindo o Oscar. Foi uma imensa volta por cima, até que em agosto ele foi anunciado como o novo Batman, no filme "Batman vs Superman". Logo, a grande maioria do público odiou a sua contratação e até hoje ninguém ficou satisfeito com a escolha da Warner em colocar Affleck em um papel tão importante no cinema atual. 


Problemas a parte, este lança agora a produção "Aposta Máxima", cujo seu papel é justamente de um bilionário, mas diferente de Bruce Wayne, aqui ele é o vilão da produção. Já o mocinho da vez é vivido por Justin Timberlake, que aqui é Richie Furst, um estudante da universidade de Princeton que paga seus estudos através de jogos de poker online, que são comandados por Ivan Block (Affeck). Mas um dia, este descobre estar devendo milhões de dólares para a sua universidade e no desespero, ele acaba apostando tudo o que tem durante uma partida, e de repente acaba sendo roubado e fica sem nenhum centavo na sua conta. Sem saída, ele decide ir até a casa do próprio Block (que fica na Costa Rica) e explica-lo sobre o golpe que ocorreu no seu site, e assim tentar recuperar o seu dinheiro. Para sua surpresa, este o esnoba primeiramente, mas logo após ele se arrepende e decide ouvir o que Richie tem a dizer. É então que ele o contrata para ser seu ajudante. Nestes arcos, Richie arruma um tempo para ter um relacionamento amoroso com a parceira de Block, Rebecca Shafran (Gemma Arterton, de "João e Maria - Caçadores de Bruxas"). Ao mesmo tempo, ele ainda é investigado pelo agente do FBI Shavers (Anthony Mackie, de "Sem Dor, Sem Ganho").



Já sei, essa premissa lembra um pouco o filme "Quebrando a Banca". Mas já venho a dizer que as qualidades são diferentes e que "Aposta Máxima" está em um nível um pouco inferior. Independentemente disto, o que todos estão esperando é a atuação de Ben Affleck em sua primeira produção pós-anuncio como o novo Bruce Wayne. E venho a dizer com toda honestidade que ele mandou bem e deu conta do recado, e que ao termino da produção, deixei claro a um amigo meu que foi assisti-la comigo, que ele será um excelente Batman e vai deixar muitas pessoas de queixo e com a cara caídas no chão.  Em seu segundo papel como o vilão (o primeiro foi em "Dogma", de Kevin Smith), ele consegue dosar o nível de sarcasmo de um bilionário excêntrico, que não tem piedade alguma quando decide passar a perna no personagem de Timberlake. Agora, vamos ser honestos de que ele está cada vez mais surpreendendo como um excelente ator,e suas produções são sempre de ótima qualidade (vide, "A Rede Social" e "O Preço do Amanhã"), diferente de outros músicos que tentam entrar na onda da atuação e não dão certo. Sua química com Arterton funciona, sendo que aqui ela não está tão bela quando em "João e Maria", mas está numa atuação boa no contexto da história. O que ajudou de fato na narração desta história foi a excelente direção de Brad Furman (do ótimo "O Poder e a Lei"), que nos diverte durante toda a produção e faz de "Aposta Máxima" um divertido suspense, daqueles que sempre é bom de se assistir naqueles momentos no qual estamos precisando de algo para nos desligar dos problemas. RECOMENDO!

NOTA: 8,5/10,0

Um comentário:

Unknown disse...

Obrigado pela crítica muito boa. Muitos poucos filmes juntam a tantos talentos como A lei da noite fez. Parece fantástico que em um filme se pode ver excelentes atores compartindo seus diferentes estilos de atuação. É umo dos melhores do filmes com Ben Affleck acho que é uma oportunidade excelente para ver novamente e desfrutar do melhor de Hollywood. Pessoalmente eu irei ver por causo dele que é um ator comprometido.

Postar um comentário