sábado, 10 de novembro de 2018

O QUEBRA-NOZES E OS QUATRO REINOS

O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos : Poster

Eis que durante um hiato de longas da Marvel nesse final de ano, a Disney resolveu lançar mais uma de suas adaptações de contos, com "O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos".  Mas este não se trata de um conto de fadas pra ser exato, mas sim de uma apresentação de Ballet criada por Piotr Llitch Tchaikovsky, em meados de 1890. Desde então a apresentação tem sido um sucesso e sempre é representada em todo o mundo. Só que como ao adaptar um jogo de vídeo game, uma apresentação de Ballet claramente se torna algo bastante complexo. 

Keira Knightley and Mackenzie Foy in The Nutcracker and the Four Realms (2018)

O longa conta a história da adolescente Clara (Makenzie Foy), que vive reclusa no porão de sua casa, concentrada em suas mais variadas invenções para suprir a perda recente de sua mãe. Eis que quando ela e sua família vão celebrar a cerimonia de natal na casa de seu Padrinho (Morgan Freeman), ela descobre que o mesmo a lhe deu de presente um ovo misterioso, cuja a abertura necessita de uma chave. Eis que na busca por esta, ela acaba indo parar em um reino distante, onde ela descobre ser a sucessora de um reinado, deixado por sua finada mãe. 

Com toques de "Alice no País das Maravilhas", o longa dirigido pela dupla Lasse Hallström e Joe Johnston, começa em um patamar já conhecido das produções do gênero e até chega a agradar. Porém a dificuldade perante a tentar retratar a inclusão de vários personagens desnecessários e que acabam fazendo auxilio algum a narrativa, fica sendo o maior pecado do longa. Um mero exemplo é as participações de Eugenio Derbez e Richard E. Grant, que tão lá, por estar mesmo. O mesmo pode-se dizer das participações de Morgan Freeman e Helen Mirren, que apesar de serem personagens chave na narrativa, sequer são explorados de forma que necessitassem fortes nomes para assumirem seus papeis. A única que me chamou atenção foi Keira Knightley, pois ela possui um arco interessante no longa, e não vou abranger aqui pra não perder o pouco da graça que há.

Mackenzie Foy in The Nutcracker and the Four Realms (2018)

Já no tocante a protagonista, interpretada por Foy, ela se mostra um forte nome "desconhecido", pois ela aproveita os traços de sua personagem em "Interestelar" e constrói sua Clara com as mesmas personalidades (inteligente, batalhadora e curiosa), fazendo o público se interessar por ela nos primeiros minutos dela em cena. 

Com relação ao contexto geral, o longa possui um ótimo design de produção, um figurino e efeitos visuais bastante plausíveis (não exito em falar que possa figurar, e até levar um Oscar pelas categorias citadas). Mas uma cena em especial eu vejo como "chamando o espectador de desatento", pois não havia a menor necessidade de inserirem um espetáculo completo de Ballet, pra explicar algo que já sabíamos e indiretamente falar que "o longa foi baseado em tal apresentação". 

"O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos" é mais um mero longa "sessão da tarde" feito pela Disney, onde agradará muito mais as crianças e os adolescentes, por sua fantasia magistral e o espetáculo visual proposto pela dupla de diretores. Já para os adultos restará apenas os bostejos e o olhar para os relógios e ver quanto tempo falta para poder ir para a casa.

Obs: conferi a versão 3D, e apesar de haver alguns efeitos, a tecnologia pode causar um pouco de dor de cabeça neste longa. 

Nota: 5,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário