segunda-feira, 24 de junho de 2013

CRÍTICA - VELOZES E FURIOSOS 6


A série "Velozes e Furiosos" existe no cinema há cerca de 12 anos e desde então vem ganhando a cada filme uma legião de fãs, que costumam equipar seus carros exatamente como os mostrados neste, assim como realizarem as famosas rachas (que são completamente ilegais) pelas ruas. Mas depois dos três primeiros filmes, a série tomou novos rumos e os carros e rachas se tornaram segundo plano e ela passou a ser uma grande produção de ação, com diversos planos para realizarem assaltos e investigações policiais com todos os principais protagonistas dos primeiros quatro filmes, ou seja, o quinto episódio virou uma espécie de "Onze Homens e Um Segredo", sendo que a dupla George Clooney e Brad Pitt é substituída por Vin Diesel e Paul Waker, respectivamente.

Já o sexto começa a partir de onde parou o quinto, com todos os membros da gangue curtindo a vida com toda a grana que conseguiram no roubo do Rio de Janeiro. Mas quando tudo parecia ter passado o agente Hobbs (Dwayne Johnson, de "G.I Joe: Retaliação") surge inesperadamente na casa de Dom Toreto (Diesel) e de sua nova namorada brasileira Elena (Elsa Pataky) com um documento contendo uma foto tirada a cerca de uma semana alegando que Letty (Michelle Rodriguez, de "Avatar") está viva, e que agora trabalha na gangue de um dos maiores ladrões procurados do mundo, que é conhecido como Shaw (Luke Evans). Logo, Hobbs pede que a gangue de Toreto consiga deter Shaw o mais rapido possível. Mas eles pedem uma unica condição: Que todos obtenham a ficha limpa. Logo, toda a tropa composta por Brian O'Connor (Walker) que agora se tornou Pai do filho de Letty (Jordana Brewster, de "Massacre da Serra Elétrica: O Início"), Roman (Tyrese Gibson, de "Transformers"), Taj (Ludacris, de "Sexo Sem Compromisso") e o casal Han (Sung San, de "Alvo Duplo") e Gisele (Gal Gadot, de "Uma Noite Fora de Série").


Novamente, todos os atores em cena representam uma ótima química e entrosamento entre si, Luke Evans consegue dosar seu vilão na medida certa e nos faz sentir odio por seu personagem cada vez que ele aparece em cena, mas aqui o grande alivio cômico é a dupla Ludacris e Tyrese. Já Diesel e Johnson mostram novamente que não são somente apenas dois grandes lutadores, e dão um show em cena e apresentam uma das melhores químicas da história do cinema de ação, juntamente com Walker. Já a lutadora profissional de MMA Gina Carano (de "A Toda Prova") demonstrou um enorme entrosamento na cena de luta no metro com Rodriguez, e se tornou um dos pontos fortes da produção. Outro ponto forte da produção é o arco do casal formado por Diesel e Rodriguez, que demonstra que o amor nunca morre. Assim como o casal San e Gadot que aqui ganham um destaque um pouco maior. O que mais ajudou na produção também foi o enorme entrosamento do elenco com o diretor Justin Lin, que conseguiu mais uma vez realizar um excelente trabalho aqui, nos mostrando um excelente jogo de câmeras durante as cenas de rachas e de ação (destaque para a sequência do tanque de Shaw atacando na ponte, cujo o desfecho foi digno de aplausos e ovacionado pelo público no cinema e me incluo nestes). Já a fotografia ajudou muito nestas sequências, principalmente quando são mostradas as belas modelos acompanhadas dos mais diversos carros equipados (cena registrada da série).


Outro ponto da série é sua trilha sonora, cujas músicas se tornam febre toda a vez que chega época de lançamento de algum episódio. Um mero exemplo é a música "Danza Kuduro" que acabou ganhando duas versões nacionais, mas uma delas acabou se tornando tema da novela "Avenida Brasil". Aqui a grande música é "We Own It" de Chainz & Wiz Khalifa, que é tocada durante a abertura onde nos mostra um flashback de todos os momentos mais marcantes dos outros cinco filmes da série, sendo que o desfecho desta é todo o grupo andando em direção a câmera na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. "Velozes e Furiosos 6" é sem dúvidas um dos melhores blockbusters deste ano, juntamente com "Homem de Ferro 3" e "Além da Escuridão: Star Trek". RECOMENDO!

Observação: Não saia da sala até o termino dos créditos finais, pois há uma cena com certo motorista de uma BMW, que nas horas vagas atua como um Mercenário, mostrando que será o vilão do próximo filme, que será lançado em julho do próximo ano.

Agradecimentos: José Ramos, Nicolas Ramos, Breno Alvarez e Guilherme Conti.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário