segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

CRÍTICA - A VIDA SECRETA DE WALTER MITTY


Ben Stiller já demonstrou que é um ator de qualidade e que acerta na maioria de suas produções (vide "Entrando Numa Fria" e "Antes Só do que Mal Casado"), mas quando ele erra, o mesmo costuma ser feio (como aconteceu em "Uma Noite no Museu 2"). Podemos dizer o mesmo quando ele também trabalha como diretor,pois em seu penúltimo filme "Trovão Tropical" ele apresentou um grandioso elenco e momentos memoráveis (e ainda rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator para Robert Downey Jr.). Depois de cinco anos afastado das câmeras, ele resolveu voltar com o até então misterioso "A Vida Secreta de Walter Mitty", cujo o roteiro é de Steve Conrad (que roteirizou "A Procura da Felicidade") com base no clássico "O Homem de 8 Vidas", de Norman Z. McLeod. Não sei ao certo se foi pra combinar com o titulo da produção, mas seus trailers e propagandas de divulgação foram bem esquisitos e misteriosos e não entregaram absolutamente nada da mesma, além do fato de tender a ser uma das melhores produções do ano.


Estranhezas a parte, fui conferir sua nova produção sem saber absolutamente nada e devo dizer, com honestidade, que a cada momento da mesma, eu percebi que ele demonstrou que vida é uma verdadeira caixinha de surpresas e que devemos tomar certas atitudes para que ela seja aberta e tenha graça. De fato, o filme tem alguns pontos de fantasia, mas que num contexto geral muitas pessoas conseguem se identificar com o personagem de Stiller, que vive o pacato revelador de fotos da revista "Life", Walter Mitty. Ele tem uma vida acanhada e com medo de tomar decisões e enfrentar seus medos. Mesmo assim, ele ainda é apaixonado pela colega de trabalho Cheryl (Kristen Wiig, indicada ao Oscar de melhor roteiro por "Missão Madrinha de Casamento") e tem medo de demonstrar isso a ela. Até que um dia, o novo chefe da empresa (Adam Scott, de "Quase Irmãos") eles são surpreendidos com a noticia de fechamento da mesma. Logo, eles recebem uma carta do famoso fotografo da revista Sean O'Connell (Sean Penn, de "Caça aos Gangsteres", em rápida aparição), que fala sobre seu único pedido e desejo da última capa da revista ser o fotograma 25 do último filme que ele mandará para a empresa. Só que detalhe: o mesmo não estava lá, fazendo Walter partir em uma viagem sem precedentes em busca do fotograma perdido.


Ao longo da viagem, somos brindados com lindas e belíssimas paisagens da Groenlândia e Indonésia. Isso sem contar com a ótima trilha sonora, que nos promovem um deleite aos olhos e ouvidos. As desventuras que ele passa durante a mesma, realmente divertem e se tornam bastante marcantes. Assim como as visões que se passam na mente de Mitty no começo da produção (que fazem claras referencias a "Trovão Tropical" e "O Curioso Caso de Benjamin Button"), cujo desejo de que elas fossem reais ali (a sequencia dele brincando com o chefe pelo Stretch Armstrong é fantástica).

No final das contas, vemos que "A Vida Secreta de Walter Mitty" é mais uma daquelas produções que nos fazem pensar que chega uma hora em nossas vidas, que o trabalho não é a única coisa importante, mas sim o viver a vida. E que atitudes simples ainda nos podem fazer grandes pessoas. Confesso, que no desfecho do filme, eu chorei, pois percebi que a nossa vida não é nada e se queremos algo, devemos lutar para consegui-lo, não importa o que seja. RECOMENDO!!

NOTA: 10,0/10,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário