domingo, 17 de novembro de 2013

CRÍTICA - OS SUSPEITOS


Há muito tempo (não tenho nenhuma noção ao certo), que fui ao cinema e um filme me prendia de verdade. Pela primeira vez em muitos anos, eu tive era a mera sensação de que era somente eu e a película "Os Suspeitos" na sala. Dirigida por Denis Villeneuve (de "Incendios"), a produção nos apresenta um assunto um tanto polemico e que muitos Pais temem que isso aconteça um dia com eles: o desaparecimento de seus filhos pequenos. Aqui os Pais são vividos pelos ótimos Hugh Jackman (o eterno Wolverine, no melhor papel de sua carreira, sem duvidas) e Maria Bello ("Gente Grande"), juntamente com Terrence Howard ("Homem de Ferro") e Viola Davis ("Histórias Cruzadas"). De todos os mencionados, com certeza, o Oscar irá indicar Hugh Jackman para Melhor Ator e Terrence Howard para coadjuvante. E sem duvidas, a produção dará as caras na categoria de melhor filme.


A produção tem inicio com Keller (Jackman) caçando com seu filho na floresta e se mostrando um homem completamente religioso e correto. Logo, eles vão degustar do animal caçado na casa do seu amigo e vizinho Franklin (Howard), juntamente com a família de ambos. Mas de repente, Keller sente a falta de sua filha, assim como Franklin, o que causa uma enorme busca por ambas. Então, o filho daquele menciona que elas estavam brincando perto de um trailer estacionado, o que leva a crer que elas foram sequestradas pelo proprietário dele. É ai, que acionado pela policia, o detetive Loki (Jake Gyllenhaal, de "Amor e Outras Drogas"), que em poucos minutos se depara com o principal suspeito, o autista Alex (Paul Dano, de "Show de Vizinha"). Levado em seguida até a delegacia, ele é liberado mais tarde, pois é alegado seu retardo mental não tem condição alguma de realizar esse ato. Irado, pois ele acha que o detetive praticamente, "esnobou" o caso, Keller decide fazer justiça com as próprias mãos e sequestra Alex, o prende em um banheiro, e diz que ele ira sair somente quando dizer onde estão as duas meninas. Enquanto isso, a cada passo nas investigações, Loki vai descobrindo diversas coisas inacreditáveis.


Sem duvidas, um excelente trabalho do diretor canadense Villeneuve, que conseguiu fazer nós sentirmos uma verdadeira agonia que estavam passando os pais das garotas, durante a produção toda, até o último segundo! Diferente de Howard, ao longo da produção o personagem de Jackman vai se transformando em alguém completamente violento e sem dó do garoto (chega a certo ponto da produção, que chegamos a sentir pena de Alex e raiva de Keller) e o tortura de formas inexplicáveis. Seu oposto, Gyllenhaal, deixa de lado a imagem de "galã canastrão" e dá outro show, assim como Melissa Leo (que ganhou o Oscar recentemente com "O Vencedor"), que vive a Tia de Alex. Mas chega de falar do elenco, vamos falar do resto da produção: de fato, ela lembra um pouco a tensão de "O Silencio dos Inocentes" e "Seven", e que com honestidade, vem sumindo cada vez mais no cinema (pois o publico está cada vez mais preferindo conferir "Crepúsculos" e "Vingadores" da vida...). Mas o lado positivo da produção, é que em momento algum nós encontramos alguns erros gritantes, ou furo no roteiro de Aaron Guzikowski, que nos tire do trilho e da tensão psicológica e perturbadora de "Os Suspeitos", e que além disso, resgata a verdadeira intensão do que é o cinema de verdade. RECOMENDO!!

NOTA: 10,0/10,0


Nenhum comentário:

Postar um comentário