domingo, 10 de março de 2019

QUERIDO MENINO

Querido Menino : Poster

Fazia tempos que um longa não me dava um soco tão forte no estomago, quanto esse "Querido Menino". Provavelmente seja pelo simples fato de ter conviver com pessoas que são dependentes químicas, e estar ciente de que eles nunca conseguirão uma cura exatamente, a não ser o que Deus lhes propuser. E é exatamente essa a premissa do longa de Felix van Groeningen (que também assina o roteiro com Luke Davies), que é mostrar o quão essa questão pode abalar não só o próprio usuário, como pessoas a sua volta. 

Maura Tierney, Steve Carell, Timothée Chalamet, Oakley Bull, and Christian Convery in Beautiful Boy (2018)

Baseado no livro escrito por David e Nic Sheff, "Querido Menino" conta a história verídica de quando Nic (vivido aqui por Timothée Chalamet), que se revelou ser dependente de vários tipos de drogas, sendo que por ultimo pegou obsessão pela metanfetamina (mesma droga da série "Breaking Bad"). Sem saber como proceder exatamente, seu pai David (Steve Carrell), utiliza de seus dotes jornalísticos para descobrir como a mesma age e de que forma ele pode salvar seu filho do vicio. 

Steve Carell in Beautiful Boy (2018)

Groeningen procura desenvolver a situação pelo ponto de vista do Pai, onde vemos a todo momento a preocupação que ele exerce pelo filho, tentando mostrar que o amor de ambos conseguirá ser mais forte que o vicio. Nisso tanto a atuação de Carrell, quanto de Chalamet (que realmente parece um viciado) reflete muito bem, pois ambas sempre dosam homeopaticamente situações delicadas que ocorrem, seja as constantes tentativas de parar deste, e as suas recaídas no vicio. Nessas horas a própria narrativa opta pelo silencio, pelo enquadramento em cima da droga, que simbolicamente representa a morte e a depressão. E em volta de ambos, vemos o quão a família vai se destruindo, seja com a atual esposa de David, Karen (Maura Tierney), que começa bem apagada, mas tem um momento de "basta" que representa tudo aquilo que disse acima. Já a mãe biológica (vivida por Amy Ryan), representa o "social", onde ela só aparece pra ocultar o trabalho do ex e daquela, para falar que teve um "filho que é um herói sob as drogas". 

"Querido Menino" é um longa humano, que serve para refletir sobre essa questão que abala muitas famílias, e de preferencia deve ser assistido por várias delas em conjunto, pois serve de lição para os "vida louca" acordarem e verem as cagadas que estão fazendo, antes que seja tarde. RECOMENDO! 

Nota: 10,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet. 

QUER ACESSAR A CRÍTICA EM VÍDEO? APERTE PLAY NA JANELA ABAIXO: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário