Jordan Peele nasceu na comédia, mas acabou se tornando um dos novos grandes nomes do gênero de Suspense/Terror. Sendo reconhecidos pela Academia do Oscar já em seu primeiro longa "Corra!" (através do premio de Roteiro Original), o cineasta mostra que não vai errar a mão tão cedo com seu mais recente longa, "Nós". Mas porque Peele é tão "endeusado"? Simplesmente por ele pegar premissas já conhecidas em um primeiro momento, e literalmente "brinca de cinema", pois se "cinema é fantasia", então N possibilidades podem serem feitas, isso é um fato e ele sabe.
A história mostra uma família indo passar uma temporada em uma casa de Praia, em Santa Monica. Porém o local acaba trazendo a tona um antigo pesadelo da matriarca (Lupita Nyong'o), o que logo faz a mesma ter de enfrentar um estranho grupo psicopata.
Eu não vou adentrar muito no enredo do filme, pois o próprio trailer não faz tal ato e as surpresas são a chave para o longa funcionar. Peele sabe disse e constantemente brinca com o espectador nesse aspecto. Seja através de um enquadramento que induz este a pensar errado, ou até mesmo em arcos padrões do gênero horror, como por exemplo, momentos onde os protagonistas estão lutando em uma casa contra os psicopatas pela sobrevivência. Agregado a estes é acompanhada a trilha sonora de Michael Abels, cujas notas remetem a algo perturbador em algum momento chave, além de se encaixarem perfeitamente com o que está sendo mostrado (lembrando um pouco o trabalho de "Em Ritmo de Fuga").
Com relação as atuações Nyong'o é a grande estrela do filme (não duvido que ela acabe recebendo algumas indicações a várias premiações por este papel), pois sua constituição se da pelo olhar de sua caractere e o peso dramático, fazendo nós (trocadilho infame agora) comprarmos sua protagonista. Já seu marido, interpretado por Winston Duke tenta ser um alivio cômico que se torna mais "um inútil do filme", do que alguém interessante. Falando nesse pejorativo, a personagem de Elisabeth Moss (que já venceu dois Globos de Ouro), não há motivo algum para estar na trama, a não ser "preencher alguma lacuna" e falar que "tem mais de um famoso estrelando".
"Nós" é uma das várias surpresas que 2019 irá nos apresentar, e se tratando no gênero horror, fico feliz que o estilo não irá morrer de vez nos cinemas. RECOMENDO!
Nota: 9,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet.
QUER VER A CRÍTICA EM VÍDEO? ACESSE A JANELA ABAIXO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário