A história de "Assassinato no Expresso do Oriente" é uma das mais conhecidas e adaptadas para o cinema da escritora Agatha Christie. A versão de 1973 ficou marcada pela enorme reunião de atores da época, com nomes como Sean Connery, Albert Finney e Lauren Bacall. Já esta nova versão dirigida por Kenneth Branagh, também não poupou em ter vários nomes de peso em seu elenco. Este assumiu o papel do protagonista, o detetive Hercule Poirot, e dividia a cena com nomes de peso como Johnny Depp, Michelle Pfeiffer, Judi Dench, Willem Dafoe e Penélope Cruz.
A trama tem inicio mostrando o detetive Pirot terminando de investigar um caso, onde logo após a solução ele decide tirar férias. Após esbarrar com um velho amigo de confiança, acaba aceitando o convite para ingressar no Expresso do Oriente, local pelo qual ele acaba conhecendo as mais diversas personalidades. Até que durante uma tempestade de gelo, um misterioso assassinato ocorre no local. É quando ele decide sair brevemente de suas férias, para descobrir o culpado pelo ato.
Gostaria de começar pautando a adaptação realizada por Michael Green ("Blade Runner 2049"), pois ela realiza algo que é muito deixado pra escanteio em produções do gênero: explorar todos os coadjuvantes em distintos momentos, nos fazendo criar uma especie de vinculo com eles, e assim cabendo a nós sabermos quem seria o suposto suspeito pelo assassinato do titulo. Pra mim os destaques caíram sem duvidas para Daisy Ridley, Michelle Pfeiffer e o personagem de Josh Gad, que tem bons tempos em tela e conseguem roubar a atenção do espectador quase sempre quando aparecem. Porém se isso tudo é fiel ao livro? Obviamente que não, mas a essencia dos personagens estão aqui, mesmo que de forma milimetrada.
Quem já ta acostumado com os trabalhos de Branagh, sabe que o diretor não poupa no visual detalhista e no excesso de diálogos. Mesmo com alguns efeitos visuais baratos (vide a cena do acidente na nevasca), ele soube como executar diversos enquadramentos e como trabalhar o fato "atuações/cenário" (em alguns takes, vemos um belíssimo cenário, que é intercalado com algum dialogo de Pirrot com algum personagem).
"O Assassinato no Expresso do Oriente" é aquele filme de investigação que estava em carência há uns anos no cinema, e que chegou na hora certa para alegria de fãs do gênero. Que venha a sequencia "A Morte no Nilo".
Nota: 7,5 / 10,0
Imagens: Reprodução da Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário