Quando foi lançado o primeiro "Uma Noite de Crimes", o alto retorno financeiro que a produção havia trazido, era óbvio que a Universal Pictures e os produtores Jason Blum e Michael Bay, iriam iniciar uma franquia que dificilmente iria acabar cedo. Os dois capítulos posteriores conseguiram um sucesso considerável nos Eua, mas que não se refletiu no Brasil (pelo visto, o público já se acostumou em ver os noticiários e conviver que aqui não é "Uma Noite de Crimes", mas sim "Um Dia a Dia de Crimes").
Nesta quarta parte, "A Primeira Noite de
Crimes", se trata de uma espécie de reboot da franquia, pois a trama se
passa durante a primeira noite em que os Eua decidiram realizar a "Noite
do Expurgo". Vindo de uma ideia da Cientista da companhia FFA, Dr. Updale (Marisa Tomei), a
noite tem como propósito liberar todos os tipos de crimes, sem o controle de
policiais e hospitais, para assim os cidadães exaltarem seus sentimentos mais
profundos de raiva. A desculpa para isso é movimentar a economia no país e
diminuir a taxa populacional. Como se trata de um experimento teste, quem decidir ficar na cidade, receberá
uma grande quantia em dinheiro.
O principal problema com relação aos outros filmes da franquia, é que não há nenhum diferencial dos outros que foi aproveitado. Em seu primeiro arco, somos apresentados a companhia que teve a ideia do experimento e o medo dos cidadães com relação a noite, mesmo sabendo que se eles ficarem é melhor por conta do dinheiro. Só que depois que toca a sirene, parece que a mesma serviu para desligar a mente do roteirista James DeMonaco (responsável pela criação da franquia), pois tudo isso é completamente deixado de lado e tudo passa a ser um filme genérico sobre sobrevivência.
Sim, nenhum dos personagens nos interessam e sequer nos preocupamos com suas vidas no final da noite, porque o roteiro se quer tenta criar algum arco central que nos faça se assemelhar com algum personagem. Outro grave descuido, vem da edição de Jim Page, que é completamente porca, pois os cortes são meramente notados em uma tomada de um único take, onde o diretor Gerard McMurray tentava "esconde-los" com truques, mas o trabalho da edição veio e estragou tudo.
"A Primeira Noite de Crimes" é mais um exemplar pobre da franquia, que agora virou série de Streaming, transmitida pelo serviço Amazon no Brasil. Só espero que pelo menos, o seriado consiga explorar melhor as questões críticas que esse longa falhou miseravelmente.
Nota: 4,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário