quarta-feira, 14 de junho de 2017

PIRATAS DO CARIBE - A VINGANÇA DE SALAZAR

Resultado de imagem para piratas do caribe a vingança de salazar

Qualquer pessoa na casa dos 20 e poucos anos, se lembra que cerca de uns dez anos atrás duas franquias que lideravam o chamariz e era a grande "modinha", eram os filmes de Harry Potter e "Piratas do Caribe". Me lembro como se fosse ontem, que tanto para ver o segundo, quanto o terceiro deste último, as filas nas bilheterias eram enormes e ainda corria o risco de não conseguir ver o mesmo naquela ida (o segundo consegui ver apenas na terceira tentativa). A trilogia havia se encerrado completamente com "No Fim do Mundo", em 2007, mas eis que a Disney resolve renascer a franquia em 2011, com "Navegando em Águas Misteriosas", que é mais um spin-off sobre Jack Sparrow (Johnny Depp), do que um arco envolvendo a história original. Seis anos depois, e não contente em ser dona da Marvel e do Universo Star Wars, a casa do Mickey resolve lançar mais um filme da franquia "Piratas do Caribe", que funciona mais como uma espécie de reboot do longa original de 2004, do que uma sequencia direta. 

Resultado de imagem para piratas do caribe a vingança de salazar

Atrama começa com o ressurgimento do temido Capitão Salazar (Javier Bardem), que quer se vingar de Jack Sparrow, por conta de um acidente do passado. Enquanto este se junta aos jovens Henry Turner (Brenton Thwaites) e Carina (Kaya Scodelario), na busca de um arsenal chamado Tridente do Poseidon, que consegue livrar quaisquer maldições dos mares.

 Resultado de imagem para piratas do caribe a vingança de salazar, kaya

Pra quem cresceu vendo os filmes da franquia, a todo momento a sensação de estar vendo a mesma história do primeiro é inevitável. Tudo é apresentado de forma genérica e em nenhum momento sequer fica na cabeça após sairmos da sessão. Mas fazendo um balanço geral, começamos pelo novo casal central, vividos por Thewaites e Scodelario, onde claramente vemos que o roteiro tenta jogar os dois como os novos Orlando Bloom e Keira Knightley. Apesar do esforço da primeira em tentar fugir dos padrões da donzela em perigo, e se mostrar o verdadeiro retrato de uma feminista daquele tempo, o primeiro é bem pífio e fica difícil engolir tamanha canastrice. Já Depp ta exatamente a mesma coisa que foi nos outros longas, e aqui ele passa mais tempo com seu personagem bêbado do que fazendo algo que acrescente para a narrativa. O vilão vivido por Bardem tem seus pontos positivos, porém não chega aos pés dos já apresentados pela franquia e cai numa mesmice que o ator já apresentou em outros trabalhos. Nem a direção da dupla Joachim Rønning e Espen Sandberg  ("Bandidas") conseguiu segurar o peso do elenco, e apresentou um trabalho satisfatório, mas nada muito eficaz. 

Mas em compensação os efeitos visuais estão realmente um deslumbre e impressionam pela qualidade (destaque para a sequencia do final), e principalmente pela sequencia de Depp rejuvenescido. Alguns destes momentos inclusive acabam prendendo a atenção e tornando o longa até um pouco divertido. Só que infelizmente mais uma vez o recurso 3D é meramente tão caça-niqueis quanto o próprio filme.

Resultado de imagem para Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar, johnny depp

"Piratas do Caribe A Vingança de Salazar" é um filme que não existe o porque de existir, mas serve como mero entretenimento durante duas horas, mas assim como toda comédia nacional, nós esquecemos logo após assisti-lo. Acho que a Disney não tão cedo vai aposentar essa franquia, que pra mim já se encerrou em 2007, com chave de ouro. 

Obs: Por incrível que pareça, ainda tem uma cena pós-créditos, que apresenta uma chave pra um próximo filme da série (sim, pelo visto terá mais um).

Nota: 4,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário