sábado, 30 de dezembro de 2017

RODA GIGANTE

Resultado de imagem para Roda Gigante, filme poster

De uns tempos pra cá, os longas de Woody Allen decaíram um pouco o nível de qualidade. Sempre seguindo a premissa de que "um cara se envolve com duas mulheres, em meio a conflitos e traições", a única coisa que mudava era o elenco, o cenário e as discussões filosóficas. "Homem Irracional" e "Café Society" são um claro exemplo disto, onde restava para nós espectadores explorar apenas os cenários e assuntos abordados pelos personagens. Seu novo exemplar anual, "Roda Gigante" não foge disso. Mas não deixa de ser um bom filme, assim como os citados.

A trama se passa durante os anos 50 e mostra a garçonete Ginny (Kate Winslet), casada com Humpty (Jim Belushi), que moram em um parque de diversões na praia de Coney Island. Só que tudo muda do avesso quando a problemática filha dele reaparece (Juno Temple), assim como os ocasionais encontros da primeira com o salva vidas Mickey (Justin Timberlake), e o fascínio do filho desta (Jack Gore) em botar fogo em tudo.

Resultado de imagem para Roda Gigante, filme

A principio devo confessar que um dos pontos fortes na narrativa foi a quebra da quarta parede realizada por Timberlake (técnica criada pelo próprio Allen, que não havia sido aproveitada por ele desde "Tudo Pode Dar Certo"), onde através de conversas com o público ele explica o que está por vir. Mesmo assim, sua atuação em contexto ta boa, porém não é o personagem de destaque. Aqui quem segura mesmo a trama são as personagens de Kate Winslet e Juno Temple, onde em dois momentos as duas conseguem estabelecer tamanho talento que elas possuem pra atuação (vai ser uma questão de tempo, até a segunda começar a aparecer em premiações importantes). Pra enaltecer isso, a fotografia de Vittorio Storaro ("Apocalipse Now") muda a tonalidade do visual a medida em que os tópicos vão sendo apresentados na discussão, tudo isso com base com o movimento da roda gigante que quase sempre da vista pra todo arco ocorrente no filme.

Resultado de imagem para Roda Gigante, filme

"Roda Gigante" é mais um exemplar de Woody Allen que no final das contas acaba sendo um pouco melhor do que os três últimos longas lançados por ele. Porém o gostinho de saudades por longas como "Meia-Noite em Paris" e "A Rosa Purpura do Cairo" ainda continua na mente dos cinéfilos. 

Nota: 6,5/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário