Ao ouvir o nome de Jason Baterman, fãs de seriados logo relacionam o nome do ator a "Arrested Development", onde ele vivia o viúvo Michael Bluth, que acabou sendo o patriarca de uma enorme família, depois do Pai ter sido preso, devido a problemas com a justiça. O personagem rendeu ao ator um Globo de Ouro, e acabou imortalizando o estilo "homem dos negócios confuso" em diversas produções no cinema. Mas antes de voltar para uma nova temporada da mesma, pela própria Netflix, ele estrela e dirige para o serviço streaming o seriado "Ozark", que pega carona no sucesso de séries como "Narcos" e "A Rainha do Sul".
Divergindo completamente das citadas, aqui Baterman ainda absorve um pouco seu estilo Bluth ao encarar o contador Martin Byrde, que trabalha lavando dinheiro para um cartel de drogas mexicano. Só que um dia o chefão do mesmo, Del (Ezai Morales), acaba descobrindo que alguns de seus funcionários acabam lhe passando a perna. E quando ele começa a matar todos os colegas de Martin, o mesmo lhe propõe um trato em troca de sua vida: se mudar com a sua família para a cidade de Ozark, e realizar uma lavagem de dinheiro de 8 milhões de dólares. Del acaba aceitando, e ao chegarem na tal cidade, eles denotam que não será uma tarefa fácil, já que diversos imóveis e transações financeiras no local estão em péssimas condições
O estilo de narrativa da trama é extremamente sagaz, onde em cada um dos dez episódios somos apresentados por arcos contínuos, que são demonstrados de forma breve já no logo da abertura (por exemplo, se o capitulo envolve uma pá, piscina, bebê e faca, veremos os mesmos formar o nome do seriado) e a novos personagens que se entrelaçam em algum momento distinto (alguns de forma inesperada). Sim, ploat twists são o ponto forte nesta série, e fazia um tempo em que não via uma série com tantos durante uma temporada. Mas o episódio piloto e o último são os que mais conseguiram surpreender por um simples motivo: o excelente arco de tensão envolto a trama. E quem dirigiu os mesmos? O próprio Baterman (que se investir na carreira, futuramente conseguirá trazer ótimas obras). Só que outros arcos assim também são apresentados durante a temporada, só que não tão bem impactantes (é ai que sentimos falta da direção do mesmo).
Agora como ator ele ta bem no papel do protagonista, assim como sua química com a sempre ótima Laura Linney, que tem bons momentos, mas não chega a ter grande destaque na trama (apesar de ter três cenas, em que a atuação dela é ótima). Os dois atores que fazem papéis dos filhos (Sofia Hublitz e Skylar Gaertner), também são bons, sendo que a cada temporada vemos o quão ambos são obrigados a amadurecerem rapidamente, por causa da tamanha situação em que eles estão envolvidos. O elenco secundário também não decepciona, onde as subtramas envolvendo os atores Jason Butler Harner (Roy), Julia Gardner (Ruth) e Charlie Tahan (Wyatt), possuem excelente atuações e nunca conseguimos imaginar as atitudes que os mesmos irão tomar nos próximos arcos. Agora a presença do vilão Del, vivido por Morales realmente é o grande peso de todo o elenco. O cara realmente tem uma presença intimidadora, e logo que ele aparece, sabemos que "vai dar merda".
Pra quem curtiu "Narcos" e "Arrested Devolopment" vale a pena tirar um tempo pra assistir esta série, onde até o momento vem sido consagrada como uma das melhores já lançadas neste ano.
Nota: 9,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet
Um comentário:
Jason Bateman é um ótimo ator, é muito talentoso e bonito, não há filme que não me surpreenda. Eu o vi recentemente em a a noite do jogo filme, você viu? A participação do ator foi fundamental. Adorei, pessoalmente eu acho que é um filme que nos prende. A historia está bem estruturada, o final é o melhor! Sem dúvida o veria novamente, se ainda não tiveram a oportunidade de vê-lo, eu recomendo. Cuida todos os detalhes e como resultado é uma grande produção.
Postar um comentário