sexta-feira, 5 de setembro de 2014

CRÍTICA - SIN CITY: A DAMA FATAL


Lançado em 2005, "Sin City - A Cidade do Pecado" reunia os grandes diretores Robert RodriguezFrank Miller e Quentin Tarantino e um elenco estrelar, que adaptava as histórias em quadrinhos escritas pelo próprio Miller. A produção não fez um enorme sucesso de bilheteria, mas conquistou diversos fãs pelo mundo, pelo qual clamaram durante anos por uma sequencia que só foi lançada agora. "Sin City - A Dama Fatal", tem como inspiração principal a história do titulo (já que estas HQs possuem diversos arcos diferentes a cada temporada), além de outras duas histórias paralelas criadas especialmente para o filme.


No principio temos a história da dançarina de cabaré Nancy (Jessica Alba, de "Quarteto Fantástico"), tentando superar o suicidio de seu grande amor, o Detetive Hartigan (Bruce Willis, de "Duro de Matar"), que agora reparece em sua vida como um fantasma de seu psicológico. No mesmo local, presenciamos o expert em jogatinas Johnny (Joseph Gordon-Levitt, de "500 Dias com Ela"), que consegue vencer o mafioso Senador Roark (Powers Boothe, de "Os Vingadores") em um jogo de poker. Só que ele logo terá de enfrentar as consequências deste ato. Já a terceira trata-se da história do titulo, onde vemos Dwight (agora interpretado por Josh Brolin, que entra no lugar de Clive Owen) atrás de sua ex-namorada Ava (Eva Green, de "300 - Ascensão do Império"), que possui um dom de sedução com os homens, pelo o qual os transforma em uma espécie de "escravos".


Assim como foi visto em sua película anterior, Green consegue mais uma vez roubar a cena em uma produção de grande porte. Vivendo mais uma vilã em sua carreira, a atriz passa 80% de suas cenas nua, já que sua personagem não só domina os homens na película, mas também sua atuação acaba causando o mesmo efeito com os que assistem a mesma (que também ganha uma ajuda com seus enormes olhos verdes). Mas além dela quem também brilha no pouco tempo em cena é Alba, que no último ato demonstra uma enorme reviravolta em sua personagem. Quanto ao elenco masculino Brolin novamente arrasa assim como Rourke, que fazem uma dupla e tanto na terceira história. Já Levitt e Willis (que atuaram juntos como o mesmo personagem em "Looper") não possuem atuações muito grandes no contexto da trama, o que fez ambos estarem no automático. Infelizmente nesse intervalo de nove anos os atores Michael Clarke Duncan e Brittany Murphy (Shelliefaleceram, mas somente o primeiro foi substituído por Dennis Haysbert (da série "24 Horas"), já a segunda foi retirada do roteiro como um "respeito" a mesma.


Vale destacar que apesar do enorme corte de tramas e informações que o primeiro passava (o que foi um dos fatores deste não ser tão bom), a produção conta com algumas breves participações especiais de grandes nomes como Christopher Lloyd, Ray Liotta e a cantora Lady Gaga. Quanto a direção de Frank Miller (que também assina as HQs e a adaptação) e Robert Rodriguez (que aqui é não só o diretor, mas também assina como o produtor, câmeraman, editor, fotografo e músico), ela consegue captar e dosar exatamente os momentos de ação, drama e de comédia, pelo qual o destaque está não só para os momentos de Eva Green na nua na piscina, mas também pelas brigas do personagem de Rourke (que consegue derrubar um exército sozinho). O fato da dupla escolher apenas as cores preto, branco e vermelho, e algumas outras em tom forte, demonstra a sensação de corrupção e violência na qual os personagens vivenciam (que é conhecido como estilo "noir"). Mas de todos eles, a única que possuía cores normais quando aparecia era a namorada de Johnny, pois ela era a única que representava a inocência e pureza em relação aos outros caracteres. Já em alguns breves momentos da narrativa, ambos optaram por mostra-los através da animação.

"Sin Ciy - A Dama Fatal" foi feito exatamente para quem curte histórias em quadrinhos, produções de Robert Rodriguez, e claro o universo de "Sin City", caso contrário evite, pois com toda certeza e sem sombras de dúvida, você não irá gostar nem um pouco do mesmo.

Obs: Gostaria de agradecer ao organizadores do "1º Nerd Cine Fest Santos", André Azenha e Vinicius Carlos Vieira pela iniciativa de criarem um evento que beneficia a cultura Nerd na baixada santista, e claro, pela sessão exclusiva do filme. 

"Sin City: A Dama Fatal" estreia em 25 de Setembro.

Nota: 9,0/10,0

Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário