segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

CRÍTICA - GRAVIDADE


Já não é novidade que Sandra Bullock e George Clooney são grandes atores exemplos em Hollywood, pois eles simplesmente tem a certa mania de transformar os sets de filmagem em um verdadeiro "circo", já que costumam serem dois brincalhões dentro e fora das telas. Confesso que fui conferir a produção com um pé atrás, já que ela conta apenas com os dois atores (tirando a voz do ator Ed Harris, de "Sem Dor, Sem Ganho", que é ouvida brevemente no inicio).


Eles vivem os astronautas Ryan Stone e Matt Kowalski, respectivamente, que estão em uma estação espacial concertando alguns problemas técnicos. Mas logo após uma chuva de meteoros, Ryan acaba se soltando da corda que a prendia com Matt, fazendo-a passar horas de tensão no espaço. Como já não é novidade, o filme acaba sendo de Sandra Bullock, já que sua personagem é a que mais aparece durante a película. Já o personagem de Clooney, tende a ser uma sátira de si mesmo, já que seu caractere tende a ser o alivio comigo da produção (a cena do wisky é realmente hilária).

O que ajudou a produção "Gravidade" se tornar um dos melhores filmes do ano, foi o excelente roteiro de Jonas Cuaron, que explorou a situação que fica o ser humano a beira de uma situação de risco. Assim como o simbolismo referente ao nascimento (cena da foto abaixo) e da morte.


Mas durante a projeção notamos o trabalho de perfeição de Afonso Cuaron, pois o espanhol soube trabalhar com efeitos especiais de primeira, que nos fazem sentir no espaço e na própria estação espacial. Outro ponto positivo, é as filmagens em primeira pessoa que o diretor realizou durante vários momentos, principalmente quando Bullock está em cenas de perigo, que costumam causar bastante tensão. Mas que ganhou bastante ajuda com o 3D. Sem duvidas, um espetáculo para as pupilas e os nervos. Recomendo!!

No final das contas, "Gravidade" provavelmente acabe levando os Oscars de direção, efeitos visuais, fotografia, design de produção, edição de som e mixagem de som. 

Nota: 9,5/10,0

Indicações ao Oscar: Filme, Direção, Atriz (Sandra Bullock), Efeitos Visuais, Fotografia, Design de Produção, Edição de Som e Mixagem de Som.

Nenhum comentário:

Postar um comentário