segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

O JOGO DA IMITAÇÃO


O nome Alan Turing poderia soar como completamente estranho há um tempo. Só que somente em 2013 sua história acabou sendo revelada, pois este se revelou sendo o verdadeiro "Pai da Computação". Sua atuação foi na segunda guerra como tradutor de códigos morse entre Alemães, para assim ajudar a Inglaterra a ter um melhor posicionamento no campo de batalha e vencer a guerra. Mas ele teve uma ideia de criar uma maquina que agilizasse o processo, poupando assim bastante tempo e mais vidas seriam salvas. Só que um de seus maiores problemas era o fato dele ser homossexual, algo que na época era crime e as pessoas iriam presas e passavam por um tratamento hormonal para reverter a situação. Por causa dessas polêmicas envolvendo o seu nome, não se encontrava tão fácil informações a respeito desta história (afinal de contas, estava tudo guardado em arquivos confidenciais ingleses).


A situação acabou sendo extremamente benéfica para "O Jogo da Imitação", pelo o qual aborda esta história tendo o sempre ótimo Benedict Cumberbatch no papel de Alan. Sua atuação consegue lembrar um pouco seu Sherlock Holmes, pois a personalidade daquele era exatamente assim. Ele conseguiu ser engraçado, enigmático e dramático na dosagem certa (era impossível colocarem outro ator neste papel, a não ser ele mesmo). Quanto a sua "parceira" vivida por Keira Knightley (da primeira trilogia de "Piratas do Caribe") conseguiu o mesmo patamar enquanto esta em cena. O resultado foi indicações ao Oscar para ambos, que eu creio que dificilmente levarão o premio desta vez. 

O mesmo pode se dizer para o trabalho do diretor Morten Tyldum, que apesar de seguir o padrão "depressivo" das produções inglesas, foi tornando a trama completamente interessante em cada arco que vai se mostrando em cena. Apesar de ter ganhado alguns prêmios em alguns festivais e cerimonias, creio que "O Jogo da Imitação" talvez leve somente o premio de roteiro adaptado para casa. Mesmo assim se ele vier a ganhar como "Melhor Filme" não será nada injusto, pois a produção está ótima! RECOMENDO! 


Indicações ao Oscar: Filme, Direção, Ator - Benedict Cumberbatch, Melhor Atriz Coadjuvante - Keira Knightley, Roteiro Adaptado, Direção de Arte, Edição e Trilha Sonora.
Vence: Roteiro Adaptado.

NOTA: 10,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário