domingo, 16 de junho de 2019

ILHA DOS CACHORROS

Resultado de imagem para Ilha dos Cachorros, poster

Wes Anderson pode facilmente entrar no time dos melhores e mais complexos diretores da atualidade do cinema. Com longas como "O Grande Hotel Budapeste" e "Moonrise Kingdom", o mesmo sempre assina o roteiro e produção dos longas pelos quais dirige, e neste seu mais recente batizado de "Ilha dos Cachorros", ele resolveu abordar a trama em um estilo que já lhe rendeu uma indicação ao Oscar, com "O Fantástico Sr. Raposo" o da animação em Stop-Motion. 

Resultado de imagem para Ilha dos Cachorros

O enredo acompanha um japão futurista, onde os cachorros foram infectados com três doenças contagiosas, fazendo o então Presidente Kobayashi decidir enviar todos aqueles para uma ilha onde eles despejam todo seu lixo. É então que o jovem Atari resolve ir procurar seu cão Spots no local.

Resultado de imagem para Ilha dos Cachorros

Primeiramente gostaria de deixar claro que dificilmente esta animação agradará as crianças (inclusive uma se retirou com a família, já na metade da projeção), devido ao humor sagaz e a narrativa apelar mais para o estilo adulto de Anderson (não digo de ser pesado, muito pelo contrário, as piadas e as criticas ideológicas que o enredo faz, muito provavelmente não agradará os pequenos). Outro tópico de imensa importância, é que 50% do longa é falado em japonês, aos quais desses 30% não possuem legendas, pois o longa é narrado do ponto de vista dos cachorros (que falam inglês e obviamente há tradução para o nosso idioma). Mas fiquem tranquilos, pois da pra compreender pelos gestos o que eles querem dizer.

Tudo isso acaba sendo acompanhando por uma viciante, porém bela trilha sonora de Alexandre Desplat, que deveras é muitas vezes acompanhadas por takes que mostram um pouco da cultura japonesa, seja através dos esportes ou da preparação da culinária. 

"Ilha dos Cachorros" é uma bacana e original homenagem do diretor Wes Anderson a cultura japonesa, pelo qual provavelmente figurara dentre os indicados ao Oscar de Animação e Roteiro Original no próximo ano. RECOMENDO!

Nota: 10,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário