domingo, 16 de junho de 2019

ILHA DOS CACHORROS

Resultado de imagem para Ilha dos Cachorros, poster

Wes Anderson pode facilmente entrar no time dos melhores e mais complexos diretores da atualidade do cinema. Com longas como "O Grande Hotel Budapeste" e "Moonrise Kingdom", o mesmo sempre assina o roteiro e produção dos longas pelos quais dirige, e neste seu mais recente batizado de "Ilha dos Cachorros", ele resolveu abordar a trama em um estilo que já lhe rendeu uma indicação ao Oscar, com "O Fantástico Sr. Raposo" o da animação em Stop-Motion. 

Resultado de imagem para Ilha dos Cachorros

O enredo acompanha um japão futurista, onde os cachorros foram infectados com três doenças contagiosas, fazendo o então Presidente Kobayashi decidir enviar todos aqueles para uma ilha onde eles despejam todo seu lixo. É então que o jovem Atari resolve ir procurar seu cão Spots no local.

Resultado de imagem para Ilha dos Cachorros

Primeiramente gostaria de deixar claro que dificilmente esta animação agradará as crianças (inclusive uma se retirou com a família, já na metade da projeção), devido ao humor sagaz e a narrativa apelar mais para o estilo adulto de Anderson (não digo de ser pesado, muito pelo contrário, as piadas e as criticas ideológicas que o enredo faz, muito provavelmente não agradará os pequenos). Outro tópico de imensa importância, é que 50% do longa é falado em japonês, aos quais desses 30% não possuem legendas, pois o longa é narrado do ponto de vista dos cachorros (que falam inglês e obviamente há tradução para o nosso idioma). Mas fiquem tranquilos, pois da pra compreender pelos gestos o que eles querem dizer.

Tudo isso acaba sendo acompanhando por uma viciante, porém bela trilha sonora de Alexandre Desplat, que deveras é muitas vezes acompanhadas por takes que mostram um pouco da cultura japonesa, seja através dos esportes ou da preparação da culinária. 

"Ilha dos Cachorros" é uma bacana e original homenagem do diretor Wes Anderson a cultura japonesa, pelo qual provavelmente figurara dentre os indicados ao Oscar de Animação e Roteiro Original no próximo ano. RECOMENDO!

Nota: 10,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet.

sábado, 8 de junho de 2019

ESCOBAR - A TRAIÇÃO

Resultado de imagem para ESCOBAR - A TRAIÇÃO

A história de Pablo Escobar já virou o novo ícone da cultura pop, graças ao fenômeno da série "Narcos", onde este foi interpretado de forma estupenda por Wagner Moura. Nos últimos anos já tivemos diversos filmes, inclusive um estrelado por Tom Cruise (o divertido "Feito na América"), e agora este "Escobar - A Traição", que resolve juntar mais uma vez nas telas o Oscarizado casal Espanhol, Penélope Cruz e Javier Bardem, nos papéis da jornalista Virginia Vallejo e do narcotraficante Pablo Escobar, na época pelo qual viveram um romance tórrido. 

Resultado de imagem para ESCOBAR - A TRAIÇÃO

Baseado no livro de Virginia Vallejo, o longa mostra a conturbada relação que ela teve com o poderoso Pablo Escobar, desde quando eles se conheceram logo no inicio de sua ascensão, até sua eminente queda. 

Resultado de imagem para ESCOBAR - A TRAIÇÃO

Pra quem conhece a história e já viu a série mencionada no primeiro paragrafo, sabe muito bem o que o longa vai englobar. Porém ele ganha deméritos ao abordar mais a vida pessoal de Virginia e como ela sofreu por optar se tornar a amante de um dos homens mais perigosos do mundo em meado dos anos 80. Só que depois da metade, a direção e roteiro de Fernando León de Aranoa opta por um caminho contraditório, onde aquela acaba virando uma mera "figurante" e passamos a rever tudo o que já sabemos sobre Escobar. É nessa hora que aquela vivacidade que havia no longa em seu primeiro momento, começa a se desgastar aos poucos. Mas isso não é desvaneio das atuações boas de Bardem e Cruz, mas sim do trabalho de Aranoa, que quis mostrar os dois pontos de vista, ao invés de focar em apenas um.

"Escobar - A Traição" é mais um longa que aborda a conturbada vida do narcotraficante Pablo Escobar, pelo qual não entrará para a história, muito menos será lembrado daqui há alguns anos pelos cinéfilos e os adoradores dessa história vivida pelo mundo. 

Nota: 6,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet.