Em 28 de fevereiro, ocorrerá a 88ª edição do Oscar. Até o momento a mesma vem sido uma das edições mais polemicas da história, pois pelo segundo ano consecutivo não houveram indicações a atores negros. Juntamente em um ano onde tiveram ótimas atuações de Michael B. Jordan em "Creed" e de Samuel L. Jackson em "Os Oito Odiados". Muitos atores decidiram não ir a cerimonia e usar as redes sociais e a mídia para esclarecer que o motivo é justamente este. Tanto que a diretora da Academia, Cheryl Boone Isaacs declarou que já foram tomadas diversas medidas para nas próximas edições isso não acontecer mais. Dentre elas, o número de indicados a atuação passará para oito atores e o número de filmes indicados na categoria principal será definitivamente dez (porque antes, um filme tinha que ter no minimo 5% de aprovação dos votantes para figurar na lista).
Polemicas a parte, eis a minha breve analise da lista de indicados deste ano:
obs: Nomes em vermelho, são meus palpites para o vencedor da noite.
Melhor Filme: Este ano os indicados na categoria estão divididos entre blockbusters ("Mad Max: Estrada da Fúria", "Perdido em Marte" e "O Regresso"), dramas inspirados em fatos reais ("Ponte dos Espiões", "A Grande Aposta" (que pode ser considerado brevemente como comédia) e "Spotlight - Segredos Revelados") e adaptações de livros ("O Quarto de Jack" e "Brooklin"). Honestamente, neste ano todas as produções são realmente de ótima qualidade. Claro, houveram alguns injustiçados que deveriam ter muito bem ocupar as outras duas vagas como "Creed - Nascido Para Lutar", 'Carol", "Os Oito Odiados" e até mesmo o filme da Netflix "Beasts of no Nation" (que ta fazendo muito sucesso em outras premiações).
-Mad Max: Estrada da Fúria: A produção foi extremamente demorada (afinal, foi filmada em um deserto, onde para chegar no local só de avião) e tudo que foi mostrado ali, foi realmente construído e os efeitos por computação foram utilizados somente quando necessários e não em exaustão. Além do fato de servir como uma "homenagem" as produções do gênero de ação dos anos 70, 80. Ganhou algumas premiações importantes, fazendo assim ter alguma chance em vencer nesta categoria.
-O Regresso: Alejandro G. Iñárritu mitou ano passado com seu "Birdman", onde levou os Oscars de Filme, Direção e Roteiro Original. Como o Globo de Ouro deu nada pra ele, neste ano "O Regresso" levou justamente nas categorias de Filme Drama, Diretor e Ator. Foi realmente muito bem feito e tão difícil de ser realizado quanto "Mad Max". Também possui grandes chances de levar e seria uma coisa bacana ver Alejandro levando o Oscar pelo segundo ano consecutivo. Mas para os padrões da Academia, isso é realmente difícil.
-O Quarto de Jack: É um filme onde aborda e muito a relação do amor materno e é uma película onde se destaca muito mais as suas atuações, do que o enredo em si. Mesmo possuindo uma premissa original e interessante, a produção dificilmente ganhará nesta categoria.
-Spotlight: Segredos Revelados: Aqui temos uma obra crítica, onde o alvo são as Igrejas católicas que encobriam os casos de pedofilia do mundo. Só que tudo isso foi descoberto por uma equipe de jornalistas investigativos de um jornal de Boston, onde é o enfoque da produção. Chamou bastante atenção quando foi lançado no festival de Toronto. Mas creio eu que não leva também.
-A Grande Aposta: Até agora é o principal favorito, pois venceu o premio do PGA (Producers Guild Award), onde 70% dos votantes são os mesmos do Oscar e nos últimos anos esta premiação vem batido com os vencedores. Então dificilmente este ano poderão quebrar este padrão (bom, como é um "ano de mudanças" na Academia, talvez...).
-Ponte dos Espiões: É um dos mais fracos e esquecíveis filmes de Steven Spielberg, que repete a parceria com o amigo Tom Hanks. Não nego que o filme seja péssimo, muito pelo contrário ele é ótimo. Mas não será desta vez que Spielberg vai ganhar seu quarto Oscar.
-Perdido em Marte: Premiada com a "Melhor Comédia" de 2015, pelo Globo de Ouro, o novo de Ridley Scott é minha película favorita dentre os indicados. Quando foi lançado, era mencionado como um dos principais vencedores na categoria filme e direção. Nesta última ele acabou não sendo indicado e em outras premiações o filme tem passado em branco. Se levar, com toda certeza que irei ovacionar em casa!
-Brooklin: Esta é a verdadeira zebrinha do ano. Basicamente é uma história de amor adolescente na época da segunda guerra. É a produção mais fraca das oito e impossível dela ganhar na categoria.
Melhor Diretor: Neste ano temos dois grandes destaques na categoria que são Alejandro G. Iñárritu ("O Regresso") e George Miller ("Mad Max"). Ambos passaram maus bocados para gravarem seus filmes e enfrentaram condições extremamente precárias, como frio e calor, respectivamente. Ta difícil achar um candidato favorito, pois ambos tão ganhando de forma "intercalada" os prêmios. Mas meu favorito sem duvidas é George Miller, pois seu "Mad Max" foi uma verdadeira aula de filmes de ação para os Michael Bay da vida.
-Alejandro G. Iñárritu ("O Regresso"): Enfrentou temperaturas baixas, optou por utilizar a luz do dia nas filmagens e mais de diversas outras doideiras, as quais ele demorou quase oito meses pra terminar o seu filme. Forte candidato, mas já ganhou ano passado.
-George Miller ("Mad Max: Estrada da Fúria"): Mesma situação do Alejandro, enfrentou maus bucados pra fazer o filme (incluindo as contantes tretas entre Tom Hardy e Charlize Theron) e no final das contas foi considerado por muitos como um dos melhores blockbusters do ano e da história. Se ganhar vai se mais do que merecido.
-Adam McKay ("A Grande Aposta"): Ele já fez o impossível de pegar a crise econômica de 2008, que é um assunto extremamente chato de se abordar no cinema, e transformar em uma comédia onde o público leigo no assunto, chegou a compreender boa parte da produção e acabou recebendo uma das melhores aprovações do ano passado. Mas isso não significa que ele vai vencer.
-Lenny Abrahamson ("O Quarto de Jack"): Infelizmente é a zebrinha da categoria. Uma pena, pois em seu trabalho, ele se precaveu em transformar uma trama extremamente pesada em uma narrativa "leve", pois tudo tava sendo narrado por uma criança de cinco anos. Além dos momentos de tensão que ele proporciona quase na metade do filme. Aquilo ali não é todo diretor que consegue fazer.
-Tom McCarthy ("Spotlight - Segredos Revelados"): Depois de dirigir o ótimo "O Viajante" e se perder na direção com "Trocando os Pés", McCarthy (que também atuou em filmes como "2012"). Com "Spotlight", ele conseguiu mostrar que é um forte candidato a direção, pois ele nos apresentou um tema polemico, sem "exagerar" na dose e ainda conseguiu tirar ótimas atuações de seu grande elenco (o que muitos diretores não conseguem).
Melhor Ator: Essa é a categoria mais comentada e popular deste ano, pois é provavelmente que Leonardo DiCaprio ganhe seu primeiro Oscar, depois de anos e anos perdendo como o Corinthians perdia a Libertadores. Nesta atuação, o ator não tinha muitas falas e realmente incorporou o personagem. Apesar de que não só ele, como todos os outros candidatos tiveram ótimas atuações e se esforçarão para estar dentre os indicados.
-Leonardo DiCaprio ("O Regresso"): Já ganhou e se não ganhar é a Lady Gaga liderando a zoeira pra ele este ano. Lembrando que ela também é uma das favoritas ao premio, mas na categoria de canção.
-Matt Damon ("Perdido em Marte"): A primeira estatueta de Damon foi como roteirista de "O Gênio Indomável", em 1998. Já como ator ele nunca chegou a ganhar e esta é sua terceira indicação. Esta foi uma de suas melhores atuações na carreira, pois ele literalmente "segurou" grande parte do filme sozinho e aos poucos fez o publico tomar uma enorme simpatia pelo astronauta, comedor de batatas, que estava em Marte.
-Michael Fassbender ("Steve Jobs"): Este já incorporou tanto Jobs, que leu o roteiro todo dia três vezes e pesquisava através de videos os gestos e expressões do falecido empresário. Foi um papel difícil, pois a película foi repleta de diálogos, sendo que a maioria era só dele.
-Eddie Redmayne ("A Garota Dinamarquesa"): Venceu nesta categoria ano passado e na mesma época soltaram algumas informações deste filme que ele estava ainda filmando. Na mesma hora a indicação já era prevista, pois ele vive o primeiro homem a realizar o procedimento de mudança de sexo na história. Foi um personagem bastante difícil de ser interpretado, devido a toda sua tragetória. A indicação ta mais do que merecida.
-Bryan Cranston ("Trumbo"): Este ator já demonstrou ser um dos grandes nomes de Hollywood e nunca havia sido indicado ao Oscar antes (mesmo tendo ganho todos os outros prêmios, só que voltados para televisão). Bastou fazer uma trama que abordasse o cinema e aos roteiristas, que o Oscar o consagrou. Não vi o filme ainda e por isso não posso ir mais afundo na análise de sua participação.
Melhor Atriz: Assim como ator, esta categoria já está basicamente decidida. Só que Brie Larson é basicamente o único forte nome que há na categoria. Há alguns que dizem que Charlotte Rampeling possa levar mais em consideração pela carreira dela em todos esses anos, mas eu acho difícil. Jennifer Lawrence agora ocupou o posto da adorada Meryl Streep e possui sua quarta participação seguida dentre as indicadas, com uma vitoria apenas em 2013.
-Brie Larson ("O Quarto de Jack"): começou fazendo filmes pequenos e em comédias. Bastou ela embarcar em seu primeiro drama, que o público e a crítica se impressionou bastante com seu trabalho. Todas as neuras de uma pessoa que ficou aprisionada em um quarto, por um psicopata durante sete anos, são otimamente transpostos por ela. Além do fato de ela ter uma ótima química e entrosamento com o ator que vive seu filho.
-Jennifer Lawrence ("Joy: O Nome do Sucesso"): Repetindo sua parceria com David O. Russell, depois de lhe dar o Oscar por "O Lado Bom da Vida" e mais uma indicação por "Trapaça. Aqui ela faz um papel pelo qual podemos ver em qualquer novela da Globo ou afins. Não tem nada de inovador ou marcante que possa coloca-la aqui, a não ser marketing puro da Academia.
-Cate Blanchett ("Carol"): Ela já havia chamado atenção por este filme em Cannes, e de fato ela tá ótima no papel de uma mulher que luta para viver um amor homossexual, em uma época onde estas coisas não eram comuns, como também difíceis de serem divulgadas para as pessoas (meados da década de 50).
-Saroise Ronan ("Brookyln"): Outra atriz que não consigo entender o que ela ta fazendo dentre as indicadas. É a segunda da atriz, que recebeu há primeira em 2008 por "Desejo e Reparação". Aqui ela vive uma adolescente que ta passando por uma muitas coisas, que garotas passam quando se tocam que vão virar adultas. Outra atuação e papel comum na mídia hoje em dia.
-
Charlotte Rampeling ("45 Years"): Esta é uma atriz veterana, pelo qual ainda não foi reconhecida pela academia. Aqui seu trabalho não é dos melhores, mas também não é justificativa para premia-la neste ano.
Melhor Ator Coajuvante: Mais uma em que temos um candidato certeiro e este é Sylvester Stallone. Dificilmente eu acreditei que veria esse dia, pois suas produções não são voltadas a Oscars (muito menos para outros prêmios que se referem a "ótima qualidade"). Quanto aos outros, temos alguns nomes de peso como os Marks, Ruffalo e Raylance. Já Christian Bale chega a roubar algumas cenas, mas de todas as suas indicações esta é a sua interpretação mais fraca. Quanto a Tom Hardy, não recebeu uma indicação por "Mad Max", mas por "O Regresso", em que vive o vilão da trama. Mas quem não conhece os nomes dos atores, a primeira coisa que vem a cabeça ao ver os indicados a ator coadjuvante em uma foto é "Batman x Mad Max x Rocky Balboa x Hulk".
-Christian Bale ("A Grande Aposta"): Em sua terceira indicação ao Oscar, levou a primeira por "O Vencedor", em 2011. Ele ta ótimo no papel e chega a ter momentos engraçados na produção. Mas nenhum que o faça vencer novamente o Oscar.
-Mark Ruffalo ("Spotlight - Segredos Revelados"): Ficou famoso por ter interpretado o Hulk, no Universo Marvel e depois disso vem ganhado bastante destaque em várias produções. Neste papel, ele chega a fazer um dos destaques do filme e realmente tem ótimos momentos com o restante do elenco, vide Ranchel McAdams (que também ta indicada) e Michael Keaton (que desta vez não recebeu uma indicação).
-Mark Rylance ("Ponte dos Espiões"): Desde a estreia deste filme, a indicação do ator nesta categoria já era certeira. Sua química com Tom Hanks, sua dosagem nos sentimentos do personagem e as provocações para breves alívios cômicos, já foram suficientes para este reconhecimento.
-Sylvester Stallone ("Creed - Nascido Para Lutar"): Provaelmente será o vencedor na categoria. A partir de certo ponto do filme, não notamos mais que é o bom e velho Stallone que ta atuando ali de tão diferente que ta sua atuação, pois na verdade acabamos vendo a "desconstrução" de Rocky Balboa.
-Tom Hardy ("O Regresso"): Vivendo o vilão, em um filme onde temos DiCaprio como mocinho. Bom Hardy já fez alguns papéis de vilões antes (o mais famoso é o Bane, em "Batman Ressurge"). Apesar de ele fazer o diabo com o personagem daquele, dificilmente a Academia o consagre agora e com esse filme.
Melhor Atriz Coadjuvante: Já deixarei bem claro que Rooney Mara ta na categoria errada. Eles erraram tão feio, que aqui ela tem menos chances de levar do que teria em Atriz. No começo das premiações era meio difícil
dizer quem levaria, mas a principal vencedora será a "novata" Alicia Vikander. Já as outras indicadas temos Jennifer Jason Leigh, que ta em uma das melhores atuações das indicadas (mas infelizmente não vai levar), Kate Winslet em "Steve Jobs", com uma atuação que nem ela acredita tamanho reconhecimento das premiações, e Ranchel McAdams, que ta arrasou em "Spotlight".
-Jennifer Jason Leigh ("Os Oito Odiados"): Foi o grande destaque na nova pelicula de Quentin Tarantino, pois ela surge meio apagada nos primeiros minutos, mas nos últimos atos ela acaba roubando a cena e consegue ser melhor que muitos outros nomes do elenco (incluindo Kurt Russell).
-Kate Winslet ("Steve Jobs"): Foi uma das indicações mais inexplicáveis da categoria. O papel dela foi composto mais por dialogos, e somente uma sequencia no filme todo que a atriz realmente transpões os verdadeiros sentimentos da personagem. Puro marketing para o "reencontro da dupla de Titanic" entre os indicados.
-Ranchel McAdams ("Spotlight - Segredos Revelados"): Atriz que começou em papéis bem fraquinhos e começou a arrasar na série "True Detective". Pegando um pouco do carrasco de sua personagem, ela construiu uma repórter que passa a ser ouvinte de terríveis histórias de pedofilia. Teve uns dois momentos chaves no filme, que renderam esta indicação (pelo qual já previ na crítica do filme).
-Rooney Mara ("Carol"): A mais injustiçada da lista. Ela apareceu bem mais do que a Cate Blanchet, a narrativa foi mais focada nela, onde mostrou a evolução de uma garota em uma verdeira mulher. Apesar da atriz já ter feito alguns papéis similares antes, sua indicação deveria ter sido trocada com Cate. Seria mais justo e as chances dela aumentariam.
-Alicia Vikander ("A Garota Dinamarquesa"): Ta ai uma atriz que surgiu aos poucos e foi pegando a simpatia do público. Fez ótimos trabalhos em "O Agente da U.N.C.L.E" e em "Ex-Machina", provavelmente leve o Oscar em sua primeira indicação, pois ela tava ótima como a esposa do primeiro transexual da história.
Melhor Roteiro Original: Nesta categoria temos ótimos candidatos, mas dentre eles o que mais vem se destacando até agora é sem duvidas o de "Spotlight - Segredos Revelados", pois aborda um tema atual e polemico. O foco que o roteiro transpôs ao que os jornalistas vivenciaram para fazerem a matéria, é ótimo. Também temos outro forte candidato, que é "Divertida Mente". A animação da Disney propôs uma das melhores histórias do estúdio, e cada vez mais sentíamos juntos todos os sentimentos que os personagens tinham. Já "Ponte dos Espiões" abordou uma forma mais estilo "aula de história", algo que vemos em muitos filmes em que abordavam a politica que o ocorria na Segunda Guerra Mundial. "Ex-Machina" e "Straight Outta Compton", foram os dois mais injustiçados do Oscar e ambos possuíam uma história realmente diferente e difícil de se encontrar em outras películas de 2015.
Indicados na categoria:
-"Spotlight - Segredos Revelados"
-"Ponte de Espiões"
-"Ex-Machina"
-"Straight Outta Compton"
-"Divertida Mente"
Melhor Roteiro Adaptado: Ta ai uma categoria que deve ser analisada de bem detalhada. Temos diversas adaptações de excelentes obras (que só chegaram no Brasil, devido ao sucesso da película). Mas de todas elas, a que mais me chamou atenção foi "A Grande Aposta", pois aparentemente será o vencedor na categoria.
Indicados na categoria:
-A Grande Aposta
-Brooklyn
-Carol
-Perdido em Marte
-O Quarto de Jack
Melhor Animação: única indicação que o Brasil consegue nesta edição do Oscar, com "O Menino e o Mundo". Mas temos uma das melhores animações da história e da Pixar concorrendo também, que é "Divertida Mente". Bom, não precisa manja de premiações e do Oscar pra saber que a Disney/Pixar mais uma vez levará o prêmio. Mesmo "Anomalisa" ter levado diversos elogios da crítica, pois é uma animação que procurou transpor os traços dos atores nos desenhos, em slow motion, com uma trama voltada ao público adulto.
Indicados na Categoria:
-Anomalisa
-Shaun, O Carneiro
-O Menino e o Mundo
-Divertida Mente
-As Memórias de Marnie
Melhor Fotografia: Outra categoria que temos cinco candidatos ótimos. "Os Oito Odiados" renasceu o estilo clássico, pois foi filmado totalmente com as câmeras Panavision. Já "Carol" procurou retratar o estilo tipico das produções da década de 50, enquanto "Mad Max" puxou mais pros anos 70. Já "O Regresso" foi filmado em tempo real e a câmera não parava um segundo sequer, além do fato da mesma ter sido gravada aproveitando a luz do dia. Provavelmente "O Regresso" vencerá nesta categoria (sendo que o responsável por ela, já ganhou nos dois últimos anos por "Gravidade" e "Birdman"). Lembrando que "Sicario: Terra de Ninguém", o responsável pela fotografia é Roger Deakins, que já foi indicado outras 12 vezes e nunca ganhou nenhuma. TALVEZ a Academia de pra ele o Oscar, mais como consolo pela carreira.
Indicados na categoria:
-Carol
-Os Oito Odiados
-O Regresso
-Mad Max: Estrada da Fúria
-Sicario: Terra de Ninguém
Melhor Maquiagem e Cabelo: Muito certo que "Mad Max: Estrada da Fúria" leve o premio nesta categoria. Quase 80% do seu elenco ficou irreconhecível devido ao excesso das ótimas maquiagens, que inclusive acabaram entrando pra história do cinema. Enquanto "O Regresso" utilizou ótimas maquiagens para mostrar um DiCaprio acabado, por causa do urso e outras para deixar o resto do elenco "acabado", devido as condições precoces dos personagens. Nesta categoria, ele e "The 100-Year-Old Man Who Climbed out The Window and Disappeared" (que utiliza o clássico estilo já consagrado pela categoria, que é deixar atores novos virarem avançados anciões) não vão levar.
Indicados na Categoria:
-Mad Max: Estrada da Fúria
-O Regresso
-The 100-Year-Old Man Who Climbed out The Window and Disappeared
Melhor Mixagem de Som: Agora nos técnicos, digamos que "Star Wars: O Despertar da Força" pode ter mitado nas telonas. Mas os sindicatos que focam nesta categoria reconheceram mais o trabalho realizado em "Mad Max", e dificilmente a Academia pretenderá mudar este feito. Apesar de que em outras produções, terem ótimas sequencias bem produzidas.
Indicados na Categoria:
-Perdido em Marte
-Ponte dos Espiões
-Mad Max: Estrada da Fúria
-Star Wars: O Despertar da Força
Melhor Edição de Som: Como disse acima, neste quesito não tem outra: "Mad Max" leva novamente!
Indicados na Categoria:
-Perdido em Marte
-Mad Max: Estrada da Fúria
-Star Wars: O Despertar da Força
-Sicario: Terra de Ninguém
-O Regresso
Melhores Efeitos Visuais: Todos os filmes nesta categoria são realmente bons deste ano (pois tem uns anos que aparece produções que se salvam só pelos efeitos), e mais uma vez a galera torce pro "Star Wars" levar. Só que infelizmente "Mad Max: Estrada da Fúria" inovou o que se diz "efeitos visuais", pois foram realmente construídos os carros, os cenários e outros afins que vimos no filme. E o computador entrou como último recurso em algumas sequencias (como o braço mecânico da Charlize Theron).
Indicados na Categoria:
-Perdido em Marte
-
Mad Max: Estrada da Fúria
-Star Wars: O Despertar da Força
-Ex-Machina
-O Regresso
Melhor Trilha Sonora Original: Ennio Morricone foi um dos principais compositores do gênero Western, e já compos a trilha de mais de 500 produções (dentre longa metragens e seriados). Ta ganhando tudo quanto é prêmio e teve um evento do Globo de Ouro, em Roma, para lhe entregarem o mesmo. Isso mostra o quanto ele é importante para a industria e vai levar finalmente seu primeiro Oscar para casa.
Indicados na Categoria:
-Carter Burwell - Carol
-Ennio Morricone - Os 8 Odiados
-Jóhann Jóhannsson - Sicario: Terra de Ninguém
-Thomas Newman - Ponte dos Espiões
-John Williams - Star Wars: O Despertar da Força
Melhor Design de Produção: Em diversas premiações importantes desta categoria, quem tem levado a melhor até o momento é "Mad Max", apesar de "O Regresso" também ser um dos favoritos na mesma.
Indicados na categoria:
-Ponte dos Espiões
-A Garota Dinamarquesa
-Mad Max: Estrada da Fúria
-Perdido em Marte
-O Regresso
Melhor Edição: É uma das principais categorias do Oscar, pois a maioria dos vencedores desta categoria sempre acabam levando em Filme e/ou Direção. Neste ano eu aposto minhas fichas que será um tanto que diferente, pois "A Grande Aposta" conseguiu mesclar a narrativa com "detalhes" explicando o que tava rolando na pelicula. Apesar de que "O Regresso" também estava excelente neste quesito, só que os sindicatos da categoria, até agora destacaram o primeiro e "Mad Max". O que me impressionou, foi o fato de "Star Wars 7" ter figurado nesta categoria, e não ter sequer entrado em melhor filme. Mais uma injustiça que sem dúvidas, entrará pro histórico da cerimonia.
Indicados na Categoria:
-A Grande Aposta
-Mad Max: Estrada da Fúria
-O Regresso
-Spotlight - Segredos Revelados
-Star Wars: O Despertar da Força